Gordura saturada e Alzheimer

Nova tentativa de demonizar as gorduras saturadas e colesterol, associando a piora do Alzheimer.

Hoje a minha seguidora e paciente @mariavelha me mandou um link para um estudo um pouco desconcertante, fazendo correlação entre dieta com gorduras saturadas, cobre e Doença de Alzheimer. O link do estudo está aqui (em inglês).

Foi feito em Chicago, IL, USA.

Segundo o estudo, idosos que tiveram uma dieta rica em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol, associado a altos níveis de cobre, tiveram uma rápida deterioração cognitiva em um período de 8 anos.

Sério ? E quanto é muita gordura saturada ? Como conseguiram isolar o consumo de gordura saturada das gorduras trans, essas sim muito perigosas, se sabemos que nos países mais desenvolvidos como é o caso dos EUA, é muito difícil comer uma sem comer a outra, já que eles consomem muita comida e carne processada ? E como estava a atividade física desses idosos ? E o consumo de antioxidantes em geral, seja da dieta ou de suplementos ? Vamos continuar nessa perseguição sem sentido ao colesterol ?

@mariavelha Muito obrigado pelo texto. Li, achei interessante, mas acho que isso é um bom exemplo de ciência compartimentalizada, em que se isolam fatores para analisar, sem levar em consideração outros hábitos saudáveis e necessários. Se uma pessoa toma polivitaminicos e cobre junto a uma dieta rica em gordura saturada, sem se exercitar e sem consumir frutas e vegetais de forma adequada, vai certamente ter problemas.

Não recomendo que ninguém consuma gordura saturada aos montes, sem investir em outros hábitos, mas na maioria das vezes o povo prefere culpar a gordura saturada ao invés de investir de forma equilibrada em todos os bons hábitos de vida.

Artigo anteriorPolifarmácia
Próximo artigoYoga, Meditação e Estresse
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada Dr. ! Sempre generoso ao compartilhar conhecimento e muito atencioso quando das dúvidas que os pacientes possam ter….poucas confesso, pois o Dr. Já falou, escreveu, compartilhou em suas páginas, a cerca da maioria das dúvidas que tive ou poderia vir a ter…rsrsrs.! Novamente obrigada ! Deus lhe colocou em minha vida! Profissional a quem confio minha saúde e indico veementetemente!!!
    Muitas bênçãos e sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Desidratação – Você está bebendo água suficiente?

Desidratação - Você está bebendo água suficiente? Hoje temos que falar sobre um assunto muito importante: a desidratação. Se você ficar desidratado, mudanças drásticas em seu...

Tatuagem – Existem riscos para a saúde a curto e longo prazo?

Tatuagem - Existem riscos para a saúde a curto e longo prazo? Durante anos, alguns países da Europa exigiram a rotulagem dos ingredientes da tinta...

Apneia do Sono – O que é e como identificar se você sofre desse problema

Apneia do Sono - O que é e como identificar se você sofre desse problema Ronco, engasgos durante o sono, sensação de que não dormiu...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...