Ácido fólico pode retardar a progressão da doença renal crônica

Tratamento com ácido fólico pode retardar a progressão da doença renal crônica (DRC) em pacientes com insuficiência renal leve a moderada CKD, de acordo com investigadores e publicado online no JAMA Internal Medicine.
No Sub-Estudo Renal do Ensaio Chinês de Prevenção Primária de Derrame, pacientes hipertensos tratados com uma combinação de enalapril e ácido fólico tiveram uma diminuição de 21% na probabilidade de progressão de DRC – o resultado primário – em comparação com aqueles que receberam apenas enalapril.
Eles também tiveram uma taxa significativamente mais lenta de declínio da taxa de filtração glomerular (TFG): 1,28% vs 1,42% ao ano. Entre os indivíduos com DRC no início do estudo, a terapia de ácido fólico foi associada com uma significativa redução de 56% na probabilidade de progressão da DRC, uma redução significativa de 33% nas chances de um rápido declínio da função renal (definida como uma queda média na TFG de 5 mL / min / 1,73 m2 ou mais por ano), e uma significativa redução mais lenta de 44% da função renal (0,96% vs 1,72% por ano). Dr. Hou e seus colegas não observaram diferenças significativas entre os participantes dos grupos , sem DRC no início do estudo.
“Dada a magnitude da proteção renal sugerida por este estudo, bem como a segurança e o baixo custo, o papel potencial da terapia de ácido fólico no manejo clínico de pacientes com DRC em regiões sem fortificação com ácido fólico deve ser examinado de forma vigorosa,” Dr. Hou de equipe concluiu.
Em um editorial que acompanha o novo relatório, Patrick J. Stover, PhD, da Divisão de Ciências da Nutrição da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York, e seus colegas observaram que o estudo mostrou que o enalapril interage com o folato na fisiologia humana. Eles observaram que o tratamento com enalapril isolado na ausência de ácido fólico suplementar aumentou o folato sérico em mais de 5,1 ng / mL. “Embora os mecanismos para essa interação são ainda desconhecidos e devem ser explorados, essa interação fármaco-nutriente pode explicar a prevenção secundária de declínio da função renal observada neste estudo”, escreveram eles.

#doencarenalcronica #acidofolico #alainuro #urologiadescomplicada

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, meu pai tem 68, cardíaco, ja perdeu um rim e tem apenas 20% do outro, gostaria de saber se o ozonio pode ajudar…como? Em que Clínica no rio de Janeiro se possível. Grata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...