Exercício para acalmar o cérebro

O cérebro humano é banhado com líquido cristalino chamado cefalorraquidiano ou fluído cérebro espinhal que é responsável por transportar oxigênio e nutrientes para as células cerebrais.
Quando você respira corretamente, bombeia o fluído cérebro espinhal (líquido cefalorraquidiano) para o cérebro para reduzir o estresse e a ansiedade.

A maneira como você respira durante as horas do dia, será refletida no seu padrão de respiração enquanto você dorme. Durante o sono, a barreira hematoencefálica relaxa para deixar o líquido espinhal (cefalorraquidiano) entrar nos neurônios. Preparar o corpo para uma boa respiração durante o sono pode ajudar a nutrir o cérebro!
Você provavelmente já ouviu a expressão “apenas respire “. Quando uma situação é estressante, respirar profundamente e uniformemente pode ajudar a dormir bem, curar a ansiedade e reduzir o estresse. Por que? Há um elo muito importante entre sentir-se calmo, respirar corretamente, dormir melhor e ter saúde cerebral.

Um estudo de 2013 mostrou que a profundidade da respiração pode até mesmo alterar a taxa de movimento do fluído cérebro espinhal através do cérebro, com respirações mais profundas empurrando mais fluído para o cérebro, o que é excelente para nutrir e manter-se relaxado e calmo.

inspiração – Reduz a pressão torácica e esvazia o plexo venoso. fluído flui pela espinha.

expiração – Aumenta a pressão torácica e preenche o plexo venoso, empurrando o fluído até a cabeça.

Exercício simples para aliviar estresse e ajudar a dormir melhor:
Deite no chão com as duas mãos sobre o estômago.

Coloque a ponta da língua no céu da boca, feche os lábios e respire profundamente pelo nariz.

Suas mãos devem subir enquanto o estômago se expande. Inspire primeiro por 4 segundos e expire por 4 segundos
Respire depois devagar inspirando por 4 segundos e expirando por 8 segundos.

Continue por 15 respirações e repita de 3 á 4 vezes ao dia.
Com o passar dos dias expanda sua capacidade respiratória e faça um esforço consciente para prolongar sua expiração para 10-12 segundos.
Você deve sentir-se confortável com uma respiração lenta e profunda.

#respirar #estresse #ansiedade #sono #relaxar

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...