Pacientes portadores de Câncer de Próstata submetidos a vigilância ativa tem boa qualidade de vida

Vigilância ativa é uma estratégia de condução de pacientes portadores de um tipo de câncer de próstata que seja comprovadamente de baixo grau, ou seja, pouco agressivo, confirmado por biópsia. Ao invés de submeter estes pacientes a radioterapia ou cirurgia (que tem vários potenciais efeitos colaterais) eles são observados e submetidos a novas biópsias em intervalos de tempos determinados. Se a doença progredir, e o câncer mudar de grau, eles são tratados, se a doença não progredir continuam em observação.

Nos EUA, a maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata de baixo risco são submetidos a terapia definitiva , mesmo quando a vigilância ativa (VA) é uma opção viável . Agora, um novo estudo publicado no The Journal of Urology demonstra que os pacientes submetidos a VA experimentam uma qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS) no curto prazo semelhante a de homens que foram submetidos a uma biópsia da próstata negativa (sem câncer) e que passaram pelo mesmo estresse do exame.

” Nossos resultados sugerem que por pelo menos 3 anos, os homens que optaram por VA não sentiram um peso psicológico substancial ou problemas clinicamente significativos devido à doença não tratada “, segundo o pesquisador principal Christopher R. Porter , MD, FACS, de Virginia Mason Medical Center, em Seattle. “Este estudo fornece dados importantes que podem ser usados ​​para informar os pacientes ​​ao considerar as opções de manejo para o câncer de próstata de baixo risco”. Trata-se um estudo prospectivo multi-cêntrico que comparou pacientes de várias origens étnicas diferentes; 89 com câncer de baixo grau e 420 homens semelhantes clinicamente mas com biópsia negativa para câncer.

Aqui no Brasil esta estratégia de vigilância ativa ainda é rara, porque é necessário “sangue frio” do paciente para conviver com um câncer mesmo que não apresente sintomas e também é essencial um acompanhamento frequente por um urologista, coisa que a vasta maioria da população não tem acesso.

Então se você ou alguém da sua família for diagnosticado com tumor de próstata de baixo grau, antes de entrar em desespero entenda que a VA é opção muito válida e que pode evitar muitas complicações que comprometem a qualidade de vida.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O Fim do Alzheimer – A esperança existe de verdade

O Fim do Alzheimer - A esperança existe de verdade Nos últimos anos um programa revolucionário foi instituído que tem sido a primeira...

Quercetina – O flavonoide anticâncer, anti-inflamatório e antiviral

Quercetina - O flavonoide anticâncer, anti-inflamatório e antiviral A quercetina é um dos flavonoides mais abundantes na natureza e também dos mais estudados. Tem efeito...

Resistência a testosterona – O que é e como combater

Resistência a testosterona - O que é e como combater Você quer conhecer o que é a resistência a testosterona nos receptores, e os jeitos...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...