O risco de câncer pode ser mais elevado uma década antes – e até três meses seguintes – a um diagnóstico de diabetes tipo 2, sugere nova pesquisa.
O estudo incluiu mais de um milhão de adultos com câncer. Os pesquisadores descobriram que as pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 apresentavam 23 por cento maior probabilidade do diagnóstico de câncer durante os 10 anos anteriores ao diagnóstico de diabetes do que as pessoas sem o transtorno de açúcar aumentado no sangue .
Estudos anteriores sugeriram que o câncer e diabetes podem compartilhar fatores de risco semelhantes , disse a Dra. Iliana Lega da Universidade de Toronto.
Ela observou que o diabetes tipo 2 pode ser evitada com mudanças de estilo de vida . Estas alterações incluem uma dieta saudável e atividade física regular.
“Da mesma forma , as mesmas intervenções de dieta e exercício também reduzem o risco de câncer e melhoram a evolução de câncer na população em geral “, disse Lega .
O novo estudo apenas encontrou uma associação entre diabetes tipo 2 e o risco de câncer , porém não existe relação causa e efeito, ou seja, uma doença não causa a outra .
Apesar dos estudiosos terem sido cautelosos em não propor uma razão para esta relação, para mim está muito claro que a explicação se dá em virtude de que o consumo exagerado de carboidratos aumenta o risco das duas doenças.
[…] diabetes mellitus, doença muito frequente em nosso meio, é causa muito frequente de DE. Isto ocorre por um […]