Sangue no esperma – Um terror para os homens?

Sangue no esperma – Um terror para os homens?

  • O nome técnico para a presença de sangue no esperma, também chamado de sêmen, é hematospermia. Em geral, amedronta muito os pacientes, mas quase sempre não tem significado particularmente ruim.
  • Mas antes de qualquer coisa vamos definir o que é esperma. Aí você deve estar se perguntando: O Dr. está maluco ? Todo mundo conhece o que é isso. Sim, caro mancebo, você pode saber o que é na prática, mas precisamos falar só um pouquinho de ciência. 
  • Esse líquido branco é composto de espermatozóides que são produzidos nos testículos, e que são os gametas que fertilizam o óvulo feminino, mas a vasta maioria do volume é constituído de secreções produzidas por um conjunto de glândulas; que são a próstata, as glândulas seminais e as glândulas da uretra (Cowper e bulbouretrais).
  • Mas o que provoca o surgimento de sangue nesse líquido ? A principal causa é o rompimento de vasos da próstata, que pode ser provocado por biópsia de próstata que é uma causa óbvia para o problema. Mas para aqueles que não foram submetido a biopsia, o sangramento pode ocorrer por mal formação dos vasos ou um aumento súbito de pressão arterial que rompe os vasos, como acontece por exemplo com pessoas que tem sangramento nasal associado a pico hipertensivo.
  • Outras causas são infecção urinária, alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis, prostatite, aumento benigno da próstata [e para saber mais sobre isso assista ao video card 1], uso de anticoagulantes, ou seja, remédios que afinam o sangue; e raramente, aqui eu enfatizo a palavra raramente, tumores de próstata, de vesículas seminais ou e testículos. Na minha carreira de 22 anos de médico eu vi sangue no esperma associado a câncer somente uma única vez. Infelizmente em muitos casos não se descobre a causa do sangue no esperma, mas como é autolimitado, ou seja, some sozinho, ele não causa nenhuma outra consequência.
  • Então o que fazer se você ou seu parceiro tiver sangue no esperma ? Sair correndo arrancando os cabelos ? Correr para o primeiro pronto socorro ? Nada disso meus amigos. Fique tranquilo, primeiro avalie se tem outros sintomas importantes debilitantes, e se estiver se sentindo bem, sem outros sintomas importantes, agende calmamente uma consulta com um urologista. Se você for à toa ao PS, além de perder tempo, você provavelmente vai sair com uma receita totalmente desnecessária, porque os médicos tendem a hipermedicar quando o paciente está muito ansioso. Agora, se você estiver passando mal mesmo, com outros sintomas importantes, a saída é ir mesmo ao PS. Mas eu quero que você entenda que hematoespermia não é motivo para o pânico.
  • Para conhecer mais detalhes sobre essa e outras condições, faça parte do grupo de apoiadores. 

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Limpeza do fígado em 6 passos. Tudo natural!

Limpeza do fígado em 6 passos. Tudo natural! Todos nós estamos imersos em um mar de toxinas... Basta respirar, tomar água e se alimentar. Então periodicamente...

10 piores alimentos para a saúde do coração

10 piores alimentos para a saúde do coração Neste artigo, vou revelar os 10 piores alimentos para a saúde do coração e explicar os desafios...

Água com Sal em Jejum: Efeitos de Tomar de Manhã

Água com Sal em Jejum: Efeitos de Tomar de Manhã Nesse artigo revelo o poder e segredos da água com sal integral e como ela...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...

Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais

Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência. 
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna
Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular
Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento
Módulo 4: Protocolos de Tratamento
SAIBA MAIS!
close-link