Dicas de como lidar com o álcool

#ficaadica #álcool #bebida #alcoolismo

A sensação de euforia e relaxamento do álcool para muitos é insubstituível. É como se sempre estivéssemos fugindo de uma realidade opressora através da ação do etanol. Somos transportados para uma realidade “alternativa” – do tipo descrito na música “Imagine” do John Lennon – em que o sujeito que mal conhecemos ganha abraços calorosos e ninguém se preocupa com julgamentos preconceituosos. Lógico que muitas pessoas estão sujeitas a agressividade e partem para briga, mas a maioria fica “afetiva” mesmo.
Não vou entrar em detalhes a respeito dos males do álcool. Aqui a reflexão é a respeito do porque dependemos tanto dele para relaxar e aproveitar. Porque muitas vezes não podemos aproveitar um tempo agradável entre amigos sem ele ? Conheço muitas pessoas que abusam do álcool e não reconhecem isso.
Se você não enxerga graça em programas com os amigos sem bebidas alcoólicas aqui vão umas dicas:

– Beba sempre um copo de água grande entre as doses da bebida (p. ex uma tulipa de chopp ou dose de destilado). Vai fazer você beber menos no final e vai prevenir a ressaca. A maior parte da ressaca vem da desidratação associada a metabólitos tóxicos do etanol e tembém hipoglicemia cerebral. Você vai visitar mais o banheiro mas vale muito a pena.

– Não beba de estômago vazio. O efeito do álcool será muito mais rápido e consequentemente os efeitos negativos também. Sempre se alimente antes de beber.

– Durante a “bebedeira” faça lanches que incluam alho e azeite. Vão ajudar seu fígado.

– Uma boa opção é colocar gelo de água de coco no Whisky.

– Evite fumar, principalmente se você fumar esporadicamente, porque o tabaco potencializa a toxicidade do álcool.

– Evite tomar café no dia seguinte, porque se você estiver desidratado vai aumentar mais ainda o problema

– Se a ressaca do dia seguinte for inevitável, tome chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira. São excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória A fosfatidilserina combate o declínio na memória e nas habilidades de pensamento que podem ocorrer com o...

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Conheça os 6 tipos de Alzheimer

Conheça os 6 tipos de Alzheimer De acordo com dados atualizados, há uma estimativa de que existam 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect