O que causa caspa e como se livrar dela de forma natural?

Caspa como tratar de forma natural?

O que causa caspa e como se tratar dela de forma natural?

Quem nunca passou por isso? Você se prepara para uma festa e veste um lindo casaco preto mas, para sua surpresa e decepção, ele fica todo salpicado de pequenas partículas brancas, as famosas caspas.

Quem já passou por isso sabe do que estou falando, pode ser muito constrangedor porque algumas pessoas podem achar que isso é o resultado de falta de higiene e dizer que é só lavar a cabeça direito que ela some. Não é bem assim, pessoal.

A caspa tem diversas causas e pode ser tratada de forma natural.

Esse artigo traz dicas para identificar as causas da caspa como tratar de forma natural e como se livrar deste problema!

Caspa como tratar?

A caspa é resultado de uma inflamação no couro cabeludo que ocasiona a descamação e que produz uma quantidade excessiva de pequenos flocos de pele morta no couro cabeludo.

Além dos sintomas como o excesso desses pequenos flocos brancos, pode ocorrer coceira na região, em algumas pessoas pode ocorrer vermelhidão no couro cabeludo e até queda de cabelo.

Você sabia que quase metade da população mundial sofre de caspa?

Então amigo, você não está sozinho! Ela pode piorar no outono e inverno por causa do ar seco e melhorar no verão, costuma atinge homens e mulheres, independentemente da idade.

Lavar a cabeça pode até melhorar a caspa, mas pode não ser suficiente para se livrar dela.
Você sabia que determinados xampus podem causar caspa?

Você que está lutando para acabar de vez com a caspa já deve ter usado todos os tipos de xampus ditos anticaspas e até pode ter tido uma leve melhora, mas não resolveu realmente o problema.

Isso porque a maioria dos produtos para cabelos possuem substâncias químicas que podem agredir seu couro cabeludo, produzindo vermelhidão e descamação da pele.

Acreditem, isso acontece mesmo com xampus ou produtos que supostamente deveriam tratar a caspa!

Caspa como tratar? Principais xampus mais naturais

Então, o indicado é usar um xampu mais natural possível.

Existem excelentes marcas de xampus com ativos naturais anti-inflamatórios e antifúngicos que você pode comprar no Brasil, incluindo marcas como:

Quais são as principais causas da caspa?

Pessoal sobre as causas da caspa, a pele seca é uma das causas mais populares e a coceira pode inclusive se espalhar pelo corpo.

01- Eczema ou psoríase

Pessoas com eczema ou psoríase, que são doenças que afetam a pele, podem também desenvolver caspa porque são condições que contribuem para uma pele seca.

02 – Estresse 

Agora, algo que realmente é preocupante e pode te afetar de diversas formas é o estresse.

E com a caspa não é diferente, porque o estresse proporciona um desequilíbrio hormonal em todo o organismo, e isso acaba agravando ou gerando o aumento de oleosidade da pele e do couro cabeludo, piorando a caspa.

Assista o meu vídeo O que você pode fazer para desligar o botão do estresse

03 – Fungos

Existe outra causa importante, se não for a principal, que é a presença de levedura ou fungos agravando o quadro.

A levedura chamada Malassezia, quando presente em excesso no couro cabeludo, pode causar irritação, isso porque as células do couro cabeludo passam a crescer mais, provocando um maior número de células mortas que se manifestam na forma de caspa.

Outro fungo problemático é o Pityrosporum ovale, que costuma estar presente na dermatite seborreica.

Como todo fungo adora umidade, talvez não seja uma boa ideia usar boné ou chapéu porque isso pode piorar a caspa.

04 – Dermatite seborreica

A pele oleosa ou dermatite seborreica também é uma das causas da doença.

A pele oleosa pode ficar vermelha e coberta por escamas brancas ou amarelas, afetando também áreas ricas em glândulas sebáceas como o nariz, as sobrancelhas e as orelhas.

Lavar os cabelos com xampu comum pode agravar o problema em alguns casos porque o sabão remove os óleos naturais presentes na pele.

Por outro lado, não lavar os cabelos com frequência pode fazer com que as células mortas se acumulem sobre o couro cabeludo produzindo caspa.

Ficou confuso, não é? Vamos, lá! Se você tem esse problema e sabidamente tem a pele oleosa, o ideal é usar o bom senso e evitar lavar o cabelo todos os dias e evitar ficar muitos dias sem lavar.

Você pode tentar lavar os cabelos a cada dois dias, ou dia sim dia não, por exemplo. Você pode testar o que funciona melhora para você!

05 – Lavar os cabelos com água muito quente

Outra coisa importante é evitar lavar os cabelos com água muito quente. Se puder comprar um filtro de chuveiro que remove o cloro da água, melhor ainda.

Então, o que você pode fazer para se livrar da caspa naturalmente?

01 – Óleo de coco

Uma boa dica é usar óleo de coco sobre os cabelos porque ele tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas.

Quando aplicado diretamente no couro cabeludo, o óleo de coco trabalha na redução do ressecamento, irritação e descamação da região, contribuindo para a diminuição da caspa.

E como você vai fazer isso?

É só aplicar o óleo de coco diretamente no couro cabeludo seco, uma horas antes de lavar e massagear suavemente a região por alguns minutos, e deixe o óleo agir nesse tempo.

Quando você for lavar os cabelos, prefira um xampu natural antirresíduo e evite água quente. Pessoal, para atingir esse resultado, é necessário manter o seu uso regular.

02 – Aloe Vera

O gel de aloe vera é interessante para reduzir a queda de cabelo e melhorar a caspa, aliviando a coceira e a pele escamosa nas pessoas que têm dermatite seborreica, mas você deve testar antes uma pequena quantidade na pele para saber se você não tem algum tipo de alergia ao Aloe Vera, ok!

03 – Azeite de oliva orgânico

O azeite de oliva orgânico ajuda a remover os flocos da caspa. Você pode aplicar algumas gotas e aguardar uma hora antes de usar um pente nos cabelos.

Neste caso, como é apenas para hidratar e ajudar a retirar os flocos brancos, procure não aplicar muito óleo para não ter que remover o excesso com um xampu depois.

04 – Vinagre de maçã

Como a caspa pode ser causada por fungos, o vinagre de maçã também se mostra um ótimo aliado porque remove os micro-organismos e proporciona alívio para as coceiras.

Aplique vinagre de maçã com água em partes iguais e faça uma massagem sobre o couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos para depois enxaguar. Faça isso durante uma semana e veja se alcança bons resultados.

Caso ocorra alguma irritação, suspenda o uso.

05 – Óleos essenciais puros

Os óleos essenciais puros são super top para ajudar no combate a caspa, eu gosto muitos dos óleos de lavanda, capim-limão e melaleuca como uso tópico, e alho e orégano para uso interno porque eles ajudam a combater os fungos causadores da caspa.

Um estudo que foi realizado em pessoas com caspas mostrou que o óleo essencial de capim-limão reduziu significativamente a caspa por volta do sétimo dia de uso.

Você pode pingar algumas gotas do óleo essencial de capim-limão em seu frasco de xampu para usar sempre que lavar a cabeça, ou pingar uma gotinha no óleo de coco que você vai aplicar no couro cabeludo.

Mas, sempre faça um teste de alergia em uma pequena parte do seu braço antes de usar e se você sofre de eczema ou psoríase, prefira óleos puros mais suaves como o de Rícino ou de Jojoba.

06 – Ingestão de água

A ingestão de água também é fundamental para hidratar o corpo e reduzir o ressecamento da pele, evitando assim o surgimento da caspa.

Os xampus e máscaras faciais à base de ácido salicílico são antiinflamatórios e podem combater a caspa.

07 – Consumir menos açúcar

Pessoal, uma coisa fundamental é que você melhore sua dieta ingerindo menos açúcar, pois ele é bastante inflamatório.

Lembre-se de que os fungos se alimentam de açúcar!

Evite o consumo de óleo de soja, milho ou canola e dê preferência para óleos mais saudáveis como o azeite ou o óleo de coco.

Uma dieta Low Carb ou Cetogênica e o Jejum intermitente podem ajudar muito no controle da caspa.

Caspa como tratar? Principais Suplementos

01 – Ômega 3

Sobre suplementos, o ômega 3 têm muitos benefícios para a pele, contribuindo para uma boa hidratação e redução do risco de caspas.

02 – Probióticos

Um probiótico de qualidade auxilia na saúde geral do corpo e do intestino, o que ajuda a reduzir o risco de desenvolver a caspa.

Para você ter ideia, existe uma forte correlação entre o uso de antibióticos e o desenvolvimento de caspa. Portanto, cuide muito bem de seu intestino.

Para repor a microflora de seu couro cabeludo, experimente adicionar uma colher de chá de caldo de kimchi em um copo com água.

O kimchi é um prato oriental feito de Acelga fermentada, muito rico em bactérias benéficas para o organismo.

Então, quando estiver tomando banho, passe essa solução no couro cabeludo e deixe repousar por 15 minutos.

Depois enxague seus cabelos para remover o excesso. Fazendo isso, você estará adicionando bactérias benéficas sobre seu couro cabeludo.

03 – Cuida de sua saúde mental

Apesar de ser algo difícil nos dias atuais, procure evitar a ansiedade e a depressão, pois elas podem causar irritação na pele.

Várias doenças podem se manifestar quando sua saúde mental não está em ordem.

Pratique atividades físicas leves a céu aberto, como ioga ou alguma técnica de meditação para relaxar seu corpo.

É isso ai Fera, deixe sua dúvida nos comentários.

Estudos e  Referências

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Quantos ovos devo comer por dia?

Quantos ovos devo comer por dia? Quantos ovos devo comer por dia? Essa pergunta se tornou muito atual porque o ovo é um alimento chave...

As verdades sobre o Óleo de Coco – Guia Completo

As verdades sobre o Óleo de Coco - Guia Completo Você vai aprender a verdade sobre o óleo de coco, tudo isso muito bem substanciado. Será...

Vício em açúcar – Meus cinco segredos para se livrar dele em apenas 10 dias

Vício em açúcar - Meus cinco segredos para se livrar dele em apenas 10 dias Você já deve ter tentado se livrar do vício em...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect