3 nutrientes fundamentais – Vitaminas D, K2 e Magnésio
Índice do Artigo
Você que está aí na sua casa, com pensamento lento, dificuldade de raciocínio, intestino preguiçoso, câimbras nas pernas, obesidade, ossos fracos, pressão alta, dificuldade sexual e batimento cardíaco irregular, isso pode ser falta de 3 nutrientes fundamentais!
São os três mosqueteiros, vitamina D, vitamina K2 e magnésio, que juntos vão proporcionar saúde no seu corpo todo.
Por isso vou resumir aqui, de uma forma bem didática, a importância de unir esses 3 nutrientes fundamentais na sua saúde.
A vitamina D
A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes com inúmeras funções e para saber mais a respeito, mas eu vou resumir aqui.
- A vitamina D é importante na absorção e utilização de cálcio no organismo, e permite a incorporação de cálcio nos ossos;
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e ajuda a evitar diabetes. Isso porque ajuda na função da insulina;
- Protege contra o câncer;
- Combate a doença cardíaca e cardiovascular;
- Melhora o sistema imune de defesa;
- Facilita a regulação hormonal e ajuda no humor e função sexual;
- Ajuda na concentração, aprendizado e memoria.
A vitamina K2
Mas a vitamina D precisa de um fundamental ajudante que se chama vitamina K2, não confunda com a vitamina K1.
Enquanto a vitamina K1 tem o importante papel de prevenir coágulos sanguíneos e distúrbios hemorrágicos, a vitamina K2 funciona de maneira diferente.
De acordo com um estudo de 2019 publicado no International Journal of Molecular Sciences, os benefícios da vitamina K2 incluem ajudar na assimilação de nutrientes, crescimento de bebês e crianças, fertilidade, função cerebral e saúde óssea e dentária.
Ao contrário da vitamina K1, encontrada principalmente em vegetais verdes escuros, como folhas verdes, você obtém o vitamina K2 de alimentos fermentados como o natto, ou de origem animal, como vísceras, especialmente o fígado de animais, carnes orgânicas, queijos crus ou fermentados e ovos.
Ele também é produzido pelas bactérias benéficas no seu microbioma intestinal.
A vitamina K2 teria a principal função de retirar o cálcio da artérias e dos tecidos moles, também impedir o acúmulo deste mineral nos tecidos moles, e especialmente dos rins.
E porque essa deficiência de vitamina K2 se tornou tão comum?
Porque as pessoas não comem mais fígado e comem alimentos industrializados demais.
Além disso, a gema de ovo, e alguns queijos fermentados ou curados, recomendo o de cabra porque tem a caseína do bem A2.
Problemas causados pela falta do vitamina K2
Sem a vitamina K2, o cálcio vai parar no lugar errado, fica sem o GPS, é igual a seu amigo distraído que só consegue dirigir com o GPS, se ficar sem o GPS ele vai parar no lugar errado.
A vitamina K2 é o GPS do cálcio.
O vitamina K2 vai ao mesmo tempo evitar a descalcificação do osso ou osteoporose e de outro lado impedir o cálcio de calcificar os tecidos errados. Não vai deixar o cálcio enrijecer seu corpo e deixar ele duro e envelhecido.
Então a vitamina K2 é uma vitamina antienvelhecimento e anti-inflamatória. Além disso a vitamina K2 tem efeito anticâncer.
Mas e o magnésio?
Médicos seguidores do protocolo Coimbra alegam que o próprio grande Dr. Cícero estudou e concluiu que somente o cloreto de magnésio seria o suficiente para promover essa fixação do cálcio no osso e não teria visto vantagem na adição da vitamina K2 para a maioria dos pacientes.
Mas isso no contexto do protocolo de altas doses de vitamina D
Não tive acesso a esses estudos, então não sei dizer se isso são observações empíricas de consultório ou se de fato foram estudos publicados.
Mas, de qualquer forma, quando eu falo de vitamina k2 nesse vídeo eu estou falando de uma maneira ampla, e não especificamente dentro do protocolo Coimbra. Então se você segue o protocolo, siga as orientações prescritas pelo seu médico.
O poder do Magnésio
O magnésio está envolvido em mais de 300 reações químicas no organismo, como regular os batimentos cardíacos e ajudar na função dos neurotransmissores.
Assista ao vídeo para saber mais sobre os efeitos da deficiência de magnésio
- Ele ajuda a regular a pressão arterial;
- Atua na saúde dos ossos, em conjunto com cálcio, fósforo, boro, zinco, cobre, silício, estrôncio, vitaminas A, D e K2;
- Regula os níveis de óxido nítrico no corpo;
- Apoia o funcionamento correto de nervos e músculos;
- Ajuda também no funcionamento intestinal.
Como obter esses 3 nutrientes fundamentais?
Então esses 3 nutrientes fundamentais: vitamina D3, k2 e magnésio se ajudam mutuamente, e é recomendado que sejam tomados juntos.
Para quem come alimentos fermentados ou vísceras com certa regularidade, provavelmente tem bons níveis de K2 e talvez não precisem de repor.
Quem já come muitas folhas, muitas crucíferas com destaque para o espinafre, amêndoas e também bastante abacate, não precisaria se preocupar com suplementar o magnésio.
A vitamina D é que é mais complicada porque precisa se expor ao sol do meio dia por 15 minutos todos os dias, então é o item mais difícil dos 3 nutrientes fundamentais para obter naturalmente.
Mas quanto de cada no dia a dia?
Grosseiramente falando, aí eu digo realmente bem grosseiramente falando:
- 400 mg de magnésio ao dia de reposição seria um número adequado;
- Em relação a K2, se você não come fermentados e vísceras, cerca de 200 MICROGRAMAS por dia;
- A vitamina D é extremamente variável as doses mais algo entre 2 mil e 10 mil por dia pode ser uma média.