Os perigos a saúde das máquinas de café expresso e suas cápsulas.

A ideia de tomar uma xícara de café instantaneamente com o apertar de um botão é muito tentadora e prática para a maioria das pessoas.

Muitas pessoas ficam encantadas quando as máquinas de capsulas apareceram no local de trabalho ou na sala de espera do médico. 

O sistema desenvolvido pela empresa Keurig popularizou o modelo das cápsulas e abalou a forma tradicional de se fazer café.

Agora, muitas pessoas possuem uma dessas em casa e tomam diariamente, uma ou mais xícaras de café em capsulas por dia. 

E qual o problema que isso pode trazer para nossa saúde?

Existem problemas a serem discutidos e medidas a serem adotadas. 

Particularmente, as maquinas de café expresso sob pressão ou “tipo Italiana”  são as mais indicadas, desde que tenha um tanque de água removível (quando caseira) ou seja sempre bem higienizada. 

Sim! Limpar a maquina de café com frequência é de extrema importância.

Mais adiante eu vou explicar alguns passos. 

A que toxinas estou me expondo quando a água quente força o café através dos pequenos orifícios feitos na capsula de plástico e alumínio?

O plástico

A capsula de plástico embora tecnicamente muitas dizem ser livre de BPA (Bisfenol A), os produtos químicos do plástico composto não são seguros e ainda possuem atividade estrogênica.

A maioria das empresas não informam quais os tipos de plásticos usados na embalagem do produto, o que dá brecha para o possível uso “oculto” do Bisfenol A e também do poliestireno, composto que é altamente prejudicial à saúde (ele é um possível carcinogênico).

Os autores de um estudo publicado em 1 de julho de 2011 no Environmental Health Perspectives,  escreveram:

“Quase todos os produtos plásticos disponíveis no comércio que testamos – liberaram produtos químicos com atividade estrogênica detectável, incluindo aqueles anunciados como livres de BPA. Em alguns casos, produtos sem BPA liberaram produtos químicos com mais estrogênio do que produtos contendo BPA.”

A maioria dos produtos plásticos libera produtos químicos estrogênicos.

Estudos apontam que os bisfenóis podem simular o comportamento de hormônios no organismo, desregulando o sistema endócrino de pessoas e animais, o que os caracteriza como disruptores endócrinos.

Agora imaginem um café feito em capsula de plástico sendo tomado com leite de soja diariamente?

É uma bomba de estrogênio entrando no seu corpo diariamente, já que a soja possui fitoestrógenos, que são substâncias semelhantes aos hormônios femininos. 

Os fitoestrógenos presentes no leite de soja podem causar alterações nas funções das glândulas sexuais, no sistema nervoso e na tireoide.

O alumínio

Sim, gostaríamos de evitar o alumínio por causa da conexão com várias doenças:

  1. Doença de Alzheimer
  2. Ansiedade
  3. Depressão
  4. Autismo
  5. Doença celíaca

Um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease descobriu que são necessárias quantidades muito pequenas de alumínio para produzir neurotoxicidade (ingestão alimentar através de recipientes de alimentos).

Pequenas quantidades de alumínio se acumulam ao longo da vida e o alumínio parece se acumular mais nos tecidos do cérebro.

Desde 1911, evidências experimentais demonstraram repetidamente que a exposição crônica ao alumínio reproduz características neuropatológicas da doença de Alzheimer.

Aromatizantes

Muitas dessas capsulas com sabores diferentes trazem ainda o aroma artificial, que pode provocar vários problemas como dores de cabeça, alergias, problemas neurológicos e respiratórios.

As xícaras de café com sabor são tipicamente aromatizadas com sabores “naturais” ou artificiais. Não há baunilha ou caramelo na maioria delas – é apenas café + sabor artificial / natural.

Quando você vê o termo “sabores artificiais” em um rótulo, não há como saber o que realmente significa. Isso pode significar que um aditivo não natural está incluído – ou uma mistura de centenas.

Por exemplo, o sabor artificial do morango pode conter cerca de 50 compostos químicos.

Alguns aromas artificiais provocam sérios problemas de saúde. Por exemplo, o aroma de manteiga adicionado à pipoca de microondas (diacetil) tem várias implicações para a saúde do cérebro e pode contribuir para as placas beta-amilóides, que estão associadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Sabemos que os fabricantes de alimentos usam esses nomes (sabor artificial e sabor natural) para ocultar ingredientes que agem como neurotoxina.

 

Sua máquina  pode estar abrigando mofo e bactérias?

Sim! Por isso mesmo as maquinas  que não utilizam capsulas e portanto não oferecem os problemas citados acima, ainda podem trazer problemas, porém isso pode ser resolvido com uma boa higienização da sua maquina ou tomando café expresso em lugares de sua confiança. 

As maquinas que possuem reservatório de água interno são mais problemáticas, pois a lavagem se torna menos eficaz.  E isso pode fazer acumular internamente, tanto no reservatório como nos “caninhos” de passagem de água internos, bactérias e principalmente fungos. 

 

A água quente não mata as bactérias e o mofo?

Não, sua água não está esquentando o suficiente para matar todos os micróbios que vivem no sistema de café da sua maquina. Para que isso aconteça, a água precisará atingir a temperatura de ebulição e permanecer lá por um minuto.

 

Como limpar a maquina de café em casa?

Para isso, esvazie a máquina todos os dias após a utilização. Depois, é só deixar a água quente correr pelos compartimentos mais uma vez. Sim deve-se limpar diariamente quando utilizada. 

Para uma limpeza mais avançada, deve-se limpar 1 vez por semana como explico abaixo:

O primeiro passo é esvaziar o tanque de água e olhar dentro dele. Parece pegajoso no fundo? 

As bactérias podem produzir um biofilme no recipiente da maquina. Você conhece os biofilmes, se alguma vez limpou a gosma de um vaso de flores após a morte delas. Os biofilmes bacterianos são encontrados onde quer que haja água e uma superfície para grudar. Então o reservatório deve ser limpo diariamente.

Limpe bem e seque esse tanque e execute alguns ciclos de vinagre diluído em água.

Pelo menos 3x repita esse ciclo. Veja como sai a água, muitas pessoas podem ver resíduos de mofo e sujeira saindo junto a água.

Há vários relatos e vídeos no Youtube sobre pessoas abrindo suas maquinas e encontrando depósitos de mofos interno.

Muitas pessoas, por hábito, mantêm na máquina, por alguns dias, a borra de café gerada após a utilização.

Se a borra permanecer por mais tempo que o indicado dentro do equipamento, ela pode gerar problemas sérios, como, por exemplo, fungos. Portanto, fique atento para fazer a retirada!

Para finalizar, não precisa ser radical e não tomar café algum feito em maquinas de capsulas, porém deve-se evitar o consumo frequente, principalmente em casa.

Ou dê preferência para uma maquina expresso sob pressão (ou prensa Francesa).


 

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21157018
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21367689
  3. https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/10/18/microwave-popcorn-causes-alzheimers-disease.aspx

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.