Equilíbrio Hormonal – 5 alimentos que podem acabar com a sua saúde

Equilíbrio Hormonal

5 alimentos com alto teor de estrogênio que destroem seu equilíbrio hormonal.

Nesse artigo eu vou falar sobre alimentos ricos em estrogênio, o famoso hormônio feminino.

Você deve evitar esse alimentos, porque eles podem acabar com a sua saúde, especialmente com o seu equilíbrio hormonal.

Assista ao vídeo ou leia o artigo

Alimentos que destroem seu equilíbrio hormonal

Esses alimentos ricos em estrogênio podem acabar com o seu equilíbrio hormonal. Mas porque?

Porque as pessoas hoje em dia estão comendo um monte de alimentos que estão causando disruptura hormonal.

Isso porque essas comidas estão aumentando demais os seus níveis de estrogênio e fazendo cair a progesterona.

Em condições normais, a relação entre estrogênio e progesterona no corpo feminino, isso em termos de fase lútea, perto da ovulação, é de 1:400.

Algumas fontes admitem que a quantidade de progesterona deve estar algo entre 100 e 500 vezes acima da do estrogênio.

Então já deu para perceber que para as mulheres, normalmente a quantidade de progesterona tem que ser muito maior que a de estrogênio.

Mas quais seriam então os efeitos colaterais desse excesso de estrogênios?

Para homens, é que eles vão ter mais características femininas, como aumento das mamas masculinas, ginecomastia, os famosos “peitinhos”.

E para as mulheres, aumento do risco de hipotireoidismo, já que o estrogênio atrapalha a função tireoidiana, além de doenças autoimunes, fadiga crônica, e até mesmo câncer de ovário.

Então eu vou falar agora sobre os 5 tipos de comidas e produtos que aumentam em demasia seu estrogênio, e que você deve evitar.

E no final falaremos sobre um alimento que vai ajudar nessa relação sadia de hormônios. Isso porque ele vai ajudar no detox do estrogênio do seu corpo.

Os 5 alimentos que tem alto teor de estrogênio

01 – Evite a Soja

Soja destrói seu equilíbrio hormonal

Então o primeiro alimento a ser evitado, fonte importante dos chamados xenoestrógenos, é a soja.

Essa palavra xenoestrógeno significa estrogênio “estrangeiro”. Todas as formas de soja devem ser evitadas, com exceção da soja orgânica fermentada.

90% da soja hoje é transgênica, isso porque ela foi geneticamente modificada para aguentar o glifosato, que é o agrotóxico mais usado hoje em dia.

Então evite o leite de soja, e os sucos industrializados que tem esse leite na composição. Evite o pó das proteínas de soja, ou mesmo carne de soja, ou qualquer outro produto que use a semente de soja na composição.

Novamente, como exceção, pode usar o natto, tempeh ou missoh, que são formas de sojas fermentadas, contato que a soja seja de origem orgânica, ok?

Aliás, para saber mais sobre natto, assista o vídeo.

Então, esses tais de xenoestrógenos, estrogênios estrangeiros que vem de fora, tem o efeito de acabar com o seu equilíbrio hormonal, e nas mulheres aumentando o risco de câncer de mama e câncer cervical uterino.

E para os homens, muitos problemas:

Então soja não fermentada, esse alimento, é a comida número um, rica em estrogênio a ser evitada.

02 – Evite o excesso de açúcar

Excesso de açúcar prejudica seu equilíbrio hormonal

Excesso de açúcares e carboidratos refinados podem aumentar o estrogênio e baixar a progesterona, causando problemas no equilíbrio hormonal.

Então elimine o açúcar processado, diminua a quantidade de grãos e cereais, e prefira vegetais que crescem acima do solo e frutas.

Se você gosta muito de grãos, uma ótima opção são os grãos germinados.

A grande maioria das pessoas precisa reduzir a sua carga de carboidratos e aumentar o consumo de gorduras saudáveis, como:

  • Coco
  • Abacate
  • Nozes
  • Castanhas
  • Óleos não processados.

Essa mudança na proporção de carboidratos e gorduras vai ajudar a equilibrar seus hormônios, e baixar os níveis de estrogênio no seu corpo.

03 e 04 – Evite carnes e lácteos convencionais

Segundo artigo publicado na Espanha há alguns anos, o leite comum hoje em dia tem 20 medicações e outras substancias químicas, incluindo hormônio do crescimento bovino, estradiol e outras medicações com efeitos hormonais.

Então pense comigo, você vai no supermercado e pega alguns litros de leite, esse leite contem 20 medicações e químicos diferentes, que vão aumentar os seu níveis de estrogênio.

É essa a razão que se você não consumir leite orgânico cru ou fermentado, isso vai gerar problemas no seu equilíbrio hormonal.

É por isso que hoje em dia você vê meninas começando a menstruar com 9 a 10 anos de idade, porque consomem leite de soja e leite de vaca não orgânico.

Eu também vejo meninos com 13 ou 14 anos com problemas hormonais também por conta disso.

Isso vale para carnes não orgânicas também, por isso vale a pena investir em carne e leites orgânicos.

05 – Evite embalagens plásticas

Plástico prejudica seu equilíbrio hormonal

Então se você tem o hábito de ingerir alimentos ou bebidas armazenados em embalagens plásticas, especialmente se aquecido ou resfriado em plástico, pare de fazer isso.

Isso porque o plástico libera BPA, bisfenol-A, entre outros químicos da indústria do petróleo, que imitam o estrogênio, são xenoestrógenos.

Isso vale para água mineral em garrafas plásticas, ou qualquer outro alimento sólido ou líquido armazenado em plásticos.

Outro problema também são as panelas de teflon que liberam uns químicos chamados de PFLA, também tem forte ação estrogênica.

E o aquecimento da panela, pasmem, aumenta a liberação desses químicos que atrapalham seu equilíbrio hormonal em 400 vezes.

Como fazer o detox de estrogênios?

Bem vamos a minha dica para fazer o detox de estrogênios.

Existe uma substância extraída de vegetais crucíferos chamada de indol 3-carbinol. É um produto baseado em enxofre que tem propriedades poderosas de detox.

Vegetais Crucíferos para Detox de estrogênio

Então se você conseguir parar de consumir os alimentos que já mencionamos, e começar a comer brócolis, couve flor, couve, repolho, couve de bruxelas, todos esses alimentos crucíferos vão ser top no seu detox de estrogênio.

E antes que me perguntem, essa história de que os crucíferos são ruins para a saúde da sua tireoide, isso só acontece quando e se você comer todo o santo dia por anos, e eu duvido muito que você vai fazer isso, uma boa pedida é comer 3x por semana.

Outras duas opções é o cardo mariano e a silimarina extraída dele, e o dente de leão, mas tem muito mais coisas.

Então pessoal, elimine esses alimentos e inclua os crucíferos e a silimarina na sua vida.

Não se esqueça de me seguir no instagram @dralaindutra

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O Fim do Alzheimer – A esperança existe de verdade

O Fim do Alzheimer - A esperança existe de verdade Nos últimos anos um programa revolucionário foi instituído que tem sido a primeira...

Quercetina – O flavonoide anticâncer, anti-inflamatório e antiviral

Quercetina - O flavonoide anticâncer, anti-inflamatório e antiviral A quercetina é um dos flavonoides mais abundantes na natureza e também dos mais estudados. Tem efeito...

Resistência a testosterona – O que é e como combater

Resistência a testosterona - O que é e como combater Você quer conhecer o que é a resistência a testosterona nos receptores, e os jeitos...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...