Orientações pré-operatórias de postectomia

O objetivo deste texto é orientar sobre o que esperar após a cirurgia de postectomia ou circuncisão. É importante entender os objetivos e também estar ciente das etapas normais e dos riscos que acontecem após esta cirurgia.

A cirurgia é realizada naqueles portadores de fimose, quando a pessoa tem muita dificuldade ou não consegue expor a glande (cabeça do pênis), devido a um estreitamento ou aderência da pele; mas também é realizada naqueles que não possuem fimose mas apresentam infecções de repetição – vermelhidão, ardência, coceira, úlceras, inchaço e fissuras na pele. Muitos desses pacientes que apresentam infecções repetidas se deve ao excesso de pele (prepúcio) que cobre toda a glande, permitindo o acumulo de fungos e esmegma (sebo). Esses casos de excesso de prepúcio não devem ser confundidos com fimose.

Objetivos da cirurgia – Manter a glande parcial ou totalmente exposta para evitar:

  • Dor e dificuldade nas relações sexuais
  • Infecções de repetição
  • Inflamação crônica da pele e tecidos adjacentes
  • Estenose do meato uretral (estreitamento da parte final do canal da micção)
  • Câncer de pênis naqueles pacientes em que o processo inflamatório persista por muitos anos

O que esperar após a cirurgia (o que é normal):

  • Edema (inchaço) na pele do pênis nos primeiros sete dias após a cirurgia. Este inchaço pode ser as vezes assimétrico, ou seja, um lado pode ficar mais inchado que o outro. Para diminuir o edema é importante seguir as orientações de manter o pênis para cima e aplicar gelo.
  • Sensibilidade aumentada nos primeiros dias. É comum que os pacientes que não tinham o hábito de expor a glande sintam uma sensibilidade maior e até dor na cabeça do penis. Isto cessa após alguns dias.
  • Sair um pouco de sangue após a retirada do primeiro curativo. Se isto acontecer basta comprimir um pouco com gazes e fazer mais uma vez o curativo, enrolando duas ou três gazes abertas em volta do pênis.

O que não é normal, mas que pode acontecer – possíveis complicações que acontecem em menos de 10% dos casos:

  • Deiscência de pontos – Em alguns pacientes, principalmente naqueles que tem ereções prolongadas após a cirurgia, alguns pontos podem se romper com subsequente afastamento das bordas da ferida operatória. Quando são poucos pontos que se rompem a conduta é conservadora, ou seja, não se dá mais pontos, mas a ferida demora mais para cicatrizar e em uma minoria dos casos a cicatriz pode ficar esteticamente inadequada. Quando são muitos pontos rompidos as vezes é necessário refazer a sutura.
  • Infecção da ferida – Em alguns pacientes que não mantém higiene adequada no pós operatório, que não tomaram as medicações corretamente, ou que tem deficiência imunológica, pode ocorrer a formação de pus na ferida e até deiscência. Nestes casos a cicatrização será mais lenta e o risco maior da cicatriz não ficar esteticamente adequada.
  • Hematoma – O pênis ficar roxo e inchado. Isto acontece quando vasos sangram internamente e este sangue fica coletado na pele profunda. Pode acontecer em pacientes com distúrbio de coagulação, que não param de tomar remédios anticoagulantes ou antiagregantes, ou que fazem esforço no pós-operatório. Nestes casos a conduta é normalmente conservadora, ou seja, se espera que o sangue seja reabsorvido, mas raramente (menos de 1%) pode ser necessário reoperar para estancar o sangramento dos vasos.
  • Cicatriz esteticamente inadequada, seja pela deiscência de pontos ou infecção já abordados, ou por tendência genética de formação de quelóides, que são cicatrizes “exageradas” em que o tecido cicatricial fica muito saliente.

Complicações MUITO raras da cirurgia (menos de 1% dos casos):

  • Estenose do meato uretral
  • Fístula uretral
  • Linfedema persistente
  • Necrose da pele ou da glande

Antes da cirurgia será apresentado um termo de consentimento informado padrão, em que estes riscos serão novamente mencionados. É importante que você entenda estes riscos antes de se submeter a operação e pergunte ao médico se não entender alguma coisa. Se decidir não assinar o termo estará subentendido que você não aceita correr os riscos e portanto não será operado.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

4 COMENTÁRIOS

  1. preciso de orientação pois quando eu estou mantendo relação com minha esposa na penetração eu sinto um bolo de pele do meu pênis impedindo a penetração quando termino de manter relação a pele ao redor da cabeça fica vermelha e cocando com irritação que orientação devo seguir.

  2. Preciso de uma informação. Fiz a cirurgia de postectomia a 2 meses porém percebi que houve um estreitamento no canal urinário. Qual o procedimento para recuperação deste problema. Volta ao normal sozinho?

  3. Tudo bem preciso de uma orientação, fiz a cirurgia de postectomia a 2 meses porém percebi que houve um estreitamento no canal urinário. Queria saber se isso eh normal. Volta ao normal com o tempo, ou preciso de uma intervenção cirúrgica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...