TDAH e Flúor

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um problema crônico que afeta as funções cerebrais. Tem início cedo na infância, podendo acompanhar a pessoa durante toda a vida. Pode se apresentar de múltiplas formas, em diferentes graus de intensidade. Segundo estimativas internacionais, entre 3% a 7% das crianças e adolescentes em idade escolar são afetadas. Destas, até 50% irão apresentar o transtorno na vida adulta.

Um estudo publicado no Environmental International no final de 2018 analisou pares de 213 mães mexicanas e seus filhos e os níveis de fluoreto na urina da mãe durante a gravidez. Mais tarde, eles avaliaram essas mesmas crianças para os sintomas de hiperatividade com déficit de atenção (TDAH) durante as idades de 6 a 12 anos. Depois de avaliar todos os 213 casais, eles encontraram resultados significativos : Mães com níveis mais elevados de flúor durante a gravidez tinham maior probabilidade de ter filhos com sintomas de TDAH.

O que o pesquisadores agora pretende avaliar é se o flúor tem um impacto direto ou indireto no problema. Mas eles tem uma linha a seguir: O que poderia estar acontecendo é que o flúor poderia estar criando problemas na tireoide de mulheres grávidas, oque estaria levando a problemas durante a gestação que influenciariam seus bebês. O flúor e o iodo são absorvidos pelas mesmas vias, logo o flúor concorre com o iodo. Absorver mais flúor, pode significar absorver menos iodo, então poderia ser essa a ligação com problemas na tireoide. O flúor estaria deixando às mães grávidas com deficiência de iodo e hipotireoidismo.

Também o flúor pode atravessar facilmente a placenta da mãe para o feto, por isso faz sentido que os impactos do flúor estejam sendo vistos nesses estudos. Mas este não é o primeiro estudo que liga o TDAH ao flúor, um estudo anterior ligou o TDAH ao consumo de flúor em crianças dos EUA também.

#fluor #hipotireoidismo #TDAH #Hiperatividade #DeficitdeAtenção #dralaindutra #medicinaintegrativa #ortomolecular

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Muita fibra causa problemas? O lado negro das fibras

Muita fibra causa problemas? O lado negro das fibras Olá pessoal, tudo bem? Se você fica constipada ou constipado, com muitos gases ou com inchaço...

Homens com peitinhos? Conheça a ginecomastia e como tratar

Homens com peitinhos? Conheça a ginecomastia e como tratar Apesar de que as mulheres tenham um desenvolvimento muito maior das mamas, o que permite que...

Tapioca – Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir

Tapioca - Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir Posso comer tapioca todos os dias? E quem não deve comer tapioca? Existe alguma dica...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect