Rins intoxicados – Quais seriam os sintomas?

Rins intoxicados – Quais seriam os sintomas?

A principal função dos rins é filtrar as substâncias tóxicas que circulam pelo seu corpo e reabsorver tudo aquilo que pode ser ainda utilizado pelo organismo.

Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre os principais sintomas que você pode experimentar caso seus rins não estejam trabalhando adequadamente.

Assista minha aula sobre dieta e pedras nos rins

Os sintomas de rins intoxicados são os seguintes

1 – Gosto metálico, coceiras pelo corpo e edemas

Gosto metálico na boca, um sinal de que as toxinas não estão sendo eliminadas como deveriam, coceiras pelo corpo e edemas, que podem ser verificados quando seus pés ou tornozelos estão inchados: quando você aperta seus pés com o dedo eles demoram a retornar ao estado natural.

Os edemas podem estar presentes também embaixo dos olhos na forma de pequenas bolsas inchadas.

Mas, esses sintomas de edemas podem ter relação também com outros problemas.

2 – Geada urêmica

A geada urêmica ou Neve Urêmica é outro sintoma de rins intoxicados, porém bem mais raro.

As toxinas não filtradas caem novamente na circulação, especialmente o ácido úrico, e podem formar pequenos cristais brancos em sua face ou cabeça, consequência da cristalização da ureia quando ela é eliminada pelo suor de sua pele.

3 – Pressão alta

Rins intoxicados significa que então o sangue não é filtrado e retorna ao sistema com uma pressão maior.

Por outro lado, como os rins são formados por milhares de glomérulos especializados na função de filtragem do sangue, uma pressão alta pode danificar estes pequenos glomérulos e prejudicar seus rins.

4 – Cansaço extremo

Outro sinal que deve ser levado em consideração é se você está muito exausto, pois a ureia é um produto tóxico que contribui para este quadro de cansaço extremo.

5 – Presença de proteínas em sua urina

Se você realiza um exame laboratorial e identifica a presença de proteínas em sua urina, então este é mais um sinal de alerta para rins intoxicados.

Se a quantidade de proteínas não for muito grande, então o diagnóstico pode ser outro.

6 – Urina ácida

Se a urina se torna muito ácida, observe sempre no seu exame de urina de rotina, então esse pode ser outro sintoma.

A acidez do corpo pode ser causada pelo desequilíbrio nos níveis de amônia, pois ela é alcalina e acaba afetando o ph do seu corpo.

Outra razão a se observar é se você tem diabetes, pois altos níveis de açúcar no sangue podem causar esta acidez.

7 – Níveis baixos de vitamina D

Níveis baixos de vitamina D também podem ser um sinal de que seus rins estão tóxicos, pois esses órgãos atuam na conversão inicial da forma inativa de vitamina D para a forma ativa.

Como consequência, a pessoa pode ter deficiência nos níveis de cálcio e desenvolver calcificação das artérias, pedras nos rins, aterosclerose, etc.

Principais causas de danos nos rins

As principais causas de danos nos rins são as seguintes:

  1. Diabetes, pois a circulação de altos níveis de açúcar danifica os rins. Um exame de glicose normal e em jejum deve ser em torno de 80 mg/dL, o que equivale a 4 gramas de açúcar no sangue.
  2. Pressão sanguínea alta, que muitas vezes é causada pela própria diabetes. A falta de vitamina D também pode estar por trás da pressão alta, embora também seja causada por problemas renais. Níveis baixos de potássio e magnésio contribuem para o aumento da pressão sanguínea.
  3. Outra causa, apesar de não ser muito comum, é a doença policística renal, geralmente de origem genética.
  4. A glomerulonefrite, uma inflamação dos glomérulos renais, é outra causa importante. Esta inflamação das minúsculas estruturas compostas de vasos e fibras nervosas que respondem diretamente pela filtração do sangue pode ser causada pela própria diabetes e o excesso de açúcar no sangue.
  5. Alguns medicamentos e drogas possuem efeitos colaterais que podem prejudicar a saúde de seus rins. Agrotóxicos ou pesticidas devem ser evitados ao máximo.

Alimentos que ajudam os rins intoxicados

Os principais alimentos para proteger seus rins e evitar danos são os seguintes:

  1. As folhas verdes são excelentes porque ajudam no processo de detoxificação dos rins. Aspargos e a couve, contém fitonutrientes importantes para reduzir os níveis de ácido úrico no organismo. O salsão e seu suco, quando consumidos periodicamente, são excelentes para o detox e a redução dos edemas.
  2. Peixes e frutos do mar são ótimos e as carnes em geral, desde que orgânicas. As proteínas não devem ser consumidas em excesso se você tem algum problema já diagnosticado nos rins.
  3. É importante consumir sódio, assim como potássio e magnésio. Não há problema em se consumir sal, desde que na quantidade adequada. Dê preferência para o uso de sal marinho integral pois contém dezenas de minerais importantes para sua saúde.

Piores alimentos para seus rins

Os piores alimentos que contribuem para seus rins intoxicados, são os seguintes:

  1. Alimentos refinados e farinhas em geral devem ser evitados, bem como a ingestão de fast foods e comidas com alto teor de açúcar.
  2. Pessoas que têm problemas renais devem evitar o espinafre, amêndoas, amendoim, kiwi, folhas de beterraba, grãos (arroz, feijão, etc) porque são alimentos ricos em oxalatos. Embora considerados alimentos saudáveis, pessoas com danos renais devem evitá-los porque o oxalato se liga ao cálcio e pode formar pedras nos rins.

Por fim, é importante que pessoas com problemas renais ingiram ao menos 2,5 litros de água ao dia para evitar a formação de pedras nos rins.

Para a manutenção de uma boa saúde renal, a dieta cetogênica é muito recomendada, pois é baseada na menor ingestão de carboidratos.

Referências

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect