Óleo de soja causa alterações genéticas no cérebro

Óleo de soja causa alterações genéticas no cérebro

O estudo “Dysregulation of Hypothalamic Gene Expression and the Oxytocinergic System by Soybean Oil Diets in Male Mice” publicado no “The journal Endocrinology” mostrou que o óleo de soja não só leva à obesidade e diabetes, mas também pode afetar condições neurológicas como autismo, doença de Alzheimer, ansiedade e depressão.

Os perigos do óleo de soja

Usado para fritar várias comidas, também em fast food, adicionado a alimentos processados, esse óleo é de longe o óleo comestível mais utilizado nas casas Brasileiras e também em produtos de supermercado.

Estudo de 2020

O novo estudo, comparou ratos alimentados com três dietas diferentes com alto teor de gordura:

  1. Uma dieta rica em óleo de soja;
  2. Dieta com óleo de soja modificado para ter baixo teor de ácido linoléico;
  3. Por último, dieta a base de óleo de coco.

A mesma equipe de pesquisa descobriu em 2015 que o óleo de soja induz obesidade, diabetes, resistência à insulina e fígado gorduroso em camundongos.

Baixo teor de ácido linoleico

Então, em um estudo de 2017, o mesmo grupo aprendeu que se o óleo de soja for projetado para ter baixo teor de ácido linoleico, ele induz menos obesidade e resistência à insulina, por isso testaram essa possibilidade.

Conclusão do estudo dos efeitos do óleo de soja

No entanto, no estudo divulgado este ano de 2020, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença entre os efeitos do óleo de soja modificado e não modificado no cérebro.

Especificamente, os cientistas descobriram efeitos perigosos desse óleo no hipotálamo, onde uma série de processos críticos ocorrem.

O hipotálamo mantém o equilíbrio das funções internas corporais, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

A equipe determinou que vários genes em ratos alimentados com esse óleo, não estavam funcionando corretamente.

Um desses genes produz o hormônio do “amor”, a Ocitocina. Em ratos alimentados com óleo de soja, os níveis de Ocitocina no hipotálamo baixaram.

A equipe do estudo, descobriu que cerca de 100 outros genes importantes são afetados pela dieta do óleo de soja.

Contudo, eles acreditam que essa descoberta pode ter ramificações não apenas para o metabolismo energético, mas também para o funcionamento adequado do cérebro e doenças como autismo ou doença de Parkinson.

Por fim, no estudo, o óleo de coco, não produziu mudanças significativas nos genes hipotalâmicos.

Link do estudo:

Estudo anterior da mesma equipe:

 

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect