Parte da razão pode ser porque muitas pessoas acreditam erroneamente que uma vitamina é uma vitamina, não conseguindo entender que existem diferenças entre substâncias químicas sintéticas de diversas formas e dosagens e de nutrientes alimentares integrais. Muitos também usam equivocadamente suplementos como uma maneira de evitar ter que mudar seus hábitos alimentares. Se você se alimentar principalmente de comida processada e de má qualidade, e toma vitaminas sintéticas baratas, com baixo teor de vitaminas, provavelmente não verá mudança no seu estado de saúde.
No Brasil a maioria dos multivitamínicos de farmácia são de baixa qualidade, dosagens que não ajudam e só fazem gastar dinheiro, contendo conservantes, óleos hidrogenados, elementos tóxicos, glúten, açúcares, e outras contaminantes. Muitas vezes aquela forma do mineral ou vitamina encontrado nesses multivitamínicos não são a melhor forma para serem absorvidas pelo seu organismo.
Muitos suplementos importados também possuem esses problemas mas existem empresas que você pode confiar e encontrar melhor benefícios.
Como acontece com qualquer produto, as vitaminas têm uma vida útil que se ajusta ao perfil de estabilidade da vitamina no produto final. Os produtos reagem de maneira diferente à luz, umidade e calor também. Se você optar por usar um suplemento, escolha uma empresa bem respeitada, cujo produto seja consistentemente avaliado e testado para garantir que você está recebendo exatamente o que está no rótulo.
O mais indicado é ter uma alimentação balanceada e correta, visitar um médico que possa avaliar seus níveis de vitaminas em exames, assim podendo passar a dose e tipo correto, de acordo com sua deficiência ou otimização. Lembre-se: Nenhum suplemento vai salvar você se estiver em uma alimentação ruim por isso ambas as medidas podem ser importantes em conjunto.
#suplementos #minerais #vitaminas #multivitaminicos #alimentaçaosaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #ortomolecular #youtube