O portador de Hashimoto pode usar extrato de tireoide?

O portador de Hashimoto pode usar extrato de tireoide?

Uma das opções para o tratamento do hipotireoidismo é o extrato de tireoide dissecado, extraído de porcos ou gado.

Eles são vendidos em grãos (grains) e cada grão equivale a 65 mg do extrato e 38 mcg de T4 + 9 mcg de T3 o que equivaleria a um pouco menos que 80 mcg do T4 puro.

Como a biodisponibilidade do extrato é maior, a equivalência com o T4 sintético vendido em farmácias brasileiras (Puran T4, Syntroid, Levoid, Euthyrox), seria aproximadamente um grão para cada 100 mcg.

Até poucos anos atrás esse extrato não estava disponível no Brasil, por isso temos pouca experiencia com ele.

Na minha pós com o Dr. Lair Ribeiro aprendi que o extrato não é boa opção para portadores de Hashimoto. Supostamente o extrato poderia aumentar a doença autoimune da tireoide. Nesses pacientes a opção seria usar o T3 e T4 sintéticos.

Porém ao discutir a questão com a estudiosa Carolina Santiago que mora no Canadá, ela me chamou a atenção para alguns artigos discutindo a questão.

Aparentemente há apenas um estudo  um estudo em que os pesquisadores realmente testaram a hipótese de que extrato dissecado de tireoide pode afetar a doença tireoidiana autoimune dos pacientes.

Os pesquisadores trocaram a medicação de pacientes usando T4 sintético, que passaram a tomar extrato de  tireóide dessecada por um ano. Um grupo controle continuou a usa T4 sintético.

No final do ano, os dois grupos de pacientes não diferiram nas medidas de doença autoimune, ou seja, na medida dos anticorpos anti-tireoperoxidase e anti-tireoglobulina. Então aparentemente a ingestão de tireoide dessecada não provoca ou piora doença autoimune.

Assista as minhas lives com a Carolina Santiago

Visão do Livro The Autoimmune Solution

Segundo a Dra. Amy Myers, autora do livro “The Autoimmune Solution”, ela também aprendeu na sua formação de Medicina Funcional que não se deveria usar extrato de tireoide para portadores de Hashimoto, mas na sua experiencia de milhares de pacientes tratados ela não encontrou problemas de piora de autoimunidade com exceção de 4 pacientes. Mas ela frisa a necessidade de se personalizar o tratamento.

Em estudos analisando a preferência de pacientes a maioria aparentemente se sente melhor com o extrato de tireoide do que com as versões sintéticas. Até hoje não se sabe qual é a função dos hormônios T1 e T2.

Existem algumas evidencias de que o T2 poderia ajudar ao portador de Hashimoto emagrecer mais do que com as versões sintéticas.

Segundo o Dr. Christianson, tomar o extrato de tireoide por via oral reduz a resposta imune do seu corpo contra a sua tireoide.

Isso se baseia no modelo de “dessensibilização oral”, que é baseado na ideia de que, quando você toma algo em seu corpo, em uma quantidade ínfima, regularmente, seu sistema imunológico tende a tornar-se mais tolerante a essa mesma substância.

Portanto qual seria o melhor caminho a seguir?

É possível iniciar com o extrato de tireoide, e se caso os anticorpos aumentem trocar pela combinação de T4 e T3 sintéticos, o que aparentemente é um fato raro, podendo acontecer até o contrário, o extrato de tireoide ajudar a controlar a doença.

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Naltrexona em Baixas Doses

Naltrexona em Baixas Doses O LDN (Naltrexona em baixas doses) é considerado uma revolução por muitos, mas é ignorado pelos médicos tradicionais e pela indústria...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...