Gosto metálico na boca: o que pode ser?

Gosto metálico na boca: o que pode ser?

Você quer conhecer as sete principais causas de gosto metálico na boca e o que você pode fazer para evitar?

Acompanhe esse artigo ou assista ao vídeos até o final.

As sete causas de um gosto metálico em sua boca

01 – Quimioterapia

Logicamente por causa de todos os produtos químicos que irão circular em seu corpo. A solução?

Tentar evitar quando possível ou optar por um protocolo de quimio de baixa dosagem associado a vitamina C ou insulina. Procure para isso um oncologista que trabalhe com medicina integrativa.

02 – Ao começar algum tratamento médico com remédios convencionais alopáticos

Pode surgir o sabor de metal na boca.

Se este é o seu caso, você pode consultar um especialista e pedir que ele mude o medicamento ou procurar um médico que siga uma linha mais natural, parecida com a minha, e tentar trocar por nutrientes e fitoterápicos quando possível.

Dentre os medicamentos que podem causar este sintoma temos:

Então se você toma um monte de remédios, grande chance de isso ser a causa do gosto ruim.

03 – Deficiência ou excesso de zinco

Sendo que a deficiência é muito mais comum. Se você tiver deficiência grande de zinco, você perderá todo o paladar e o sentido de olfato, mas se você tiver uma deficiência leve de zinco, isso poderá realmente alterar o paladar a ponto de aparecer um gosto metálico na boca.

Aliás, uma das principais razões pelas quais a quimioterapia e os remédios alopáticos dão esse problema é porque todos esses baixam os níveis de zinco no corpo, porque quelam ou bloqueiam esse mineral tão importante.

Então a solução nesse caso é óbvia, dosar no sangue e repor se tiver baixo e quelar se estiver alto, tudo isso devidamente acompanhado por um médico competente.

04 – Gravidez ou gestação

Às vezes, se uma mulher está grávida e não está comendo os alimentos certos, ela ficará deficiente em vários nutrientes, entre eles o zinco, porque a demanda do bebê está retirando todos esses elementos do corpo da mãe.

Então é muito fácil tornar-se deficiente se ela não estiver consumindo os alimentos certos ou ainda se estiver consumindo muitos carboidratos ou açúcar refinado.

Então qual é a solução se essa gestante estiver com deficiência de zinco e gosto de metal na boca?

Essa mamãe precisa consumir frutos do mar, logicamente de boas fontes.

05 – Polivitamínicos com vitaminas sintéticas e minerais nas formas elementares

Quando você compra um desses de uma farmácia comum e não de uma loja especializada em suplementos naturais, a chance é muito grande de que todos aqueles nutrientes serem sintéticos, e ainda os minerais não serem provenientes de alimentos reais, e sim serem os chamados elementares e, quando você os toma, pode ter um gosto metálico na boca.

Eu não recomendo em geral vitaminas sintéticas, a menos que você esteja fazendo algum tratamento de limpeza a curto prazo ou detox.

A solução nesse caso é trocar o polivitamínico. Antes que me perguntem: duas boas marcas na minha opinião são life extension e a linha mega da GNC, ambos importados. 

Polivitamínico Life extension: https://alaindutra.com/two-per-day-i e https://alaindutra.com/two-per-day

Polivitamínicos Mega GNC – Homens: https://alaindutra.com/mega-man e
Mulheres: https://alaindutra.com/mega-woman

 

6 – Metais tóxicos

Podem ser várias origens, como do consumo de alguns tipos de peixe, como tubarão, peixe espada, Marlin, atum e outros peixes grandes de mar que vivem muito tempo.

Também podem ser peixes de rio do Brasil contaminados com mercúrio dos garimpos.

Então procure comer somente peixes pequenos de mar, como arenque, cavalinha ou sardinha, ou obter seu peixe de águas sabidamente mais limpas como é o caso do bacalhau, ou peixes de rios de águas não contaminadas.

Na dúvida não consuma.

Certos tipos de peixes, como o salmão, são ricos em selênio e esse mineral é parte de uma enzima que faz detox de mercúrio e outros metais tóxicos.

Por isso o selênio é um mineral vital para o controle desses metais. Nessa categoria ainda temos panelas que liberam alumínio, por isso sempre recomendo buscar uma panela de aço ou cerâmica.

 

07 – Vegetais contaminados por pesticidas e outros agrotóxicos

A água da torneira que pode ter cloro, flúor, metais tóxicos e várias substâncias químicas, como os próprios defensivos agrícolas como resíduo de remédios.

Tudo isso pode alterar o gosto na boca, então é importante obter um bom filtro de água como é o caso da Shizen e Chanson e também obter suas hortaliças de feiras orgânicas.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect