Estudo liga Infertilidade masculina ao consumo de Glutamato monossódico dos produtos industrializados

O glutamato monossódico (MSG)é um aminoácido não essencial que funciona como realçador de sabor dos alimentos. Em sua versão isolada e sintetizada ele é utilizado como tempero, sendo muito utilizado na culinária oriental para realçar a percepção dos sabores de um prato.

O grande problema do glutamato monossódico não é o seu consumo isolado e pouco, mas o fato de que ele está presente na grande maioria dos alimentos industrializados, como enlatados, salgadinhos, conservas, embutidos e frios e comidas prontas. Esses alimentos, além do glutamato em si, contém corantes, conservantes, aromatizantes e outras substâncias que, em conjunto, são altamente prejudiciais para a saúde.

E recentemente um estudo de fevereiro deste ano teve como objetivo avaliar o efeito do MSG sobre a qualidade dos espermatozoides e alterações nos órgãos reprodutivos de ratos machos adultos quando tomados em média diária de consumo humano. E os resultados foram assustadores:

Vinte e quatro ratos machos adultos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos; grupo de controle , dose de MSG 60 mg e dose de MSG 120mg, em que o Glutamato monossódico (MSG) foi administrado oralmente a 60 mg e 120 mg a cada grupo respectivo. Todos os tratamentos foram conduzidos durante 28 dias consecutivos.

O grupo que tomou MSG a 120 mg resultou em uma queda significativa na qualidade dos espermatozoides, quando comparada ao grupo de controle. Uma diminuição bem significativa no peso dos órgãos reprodutivos também foi aparente neste grupo. Além disso, a avaliação do estado oxidativo mostrou que o uso do MSG induz ao estresse oxidativo nos testículos. Esses achados são apoiados por alterações na histologia observada dos órgãos reprodutivos.

Com esse estudo podemos ligar o consumo de produtos industrializados com Glutamato Monossódico a infertilidade masculina dentre outros problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30773941

https://www.researchgate.net/scientific-contributions/2123484273_Fatin_Farhana_Jubaidi

#glutamato #glutamatomonossodico #MSG #infertilidade #infertilidademasculina #condimentos #realçadordesabor #aditivosquimicos #espermatozoides

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Tapioca – Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir

Tapioca - Quem pode comer e qual o melhor jeito de consumir Posso comer tapioca todos os dias? E quem não deve comer tapioca? Existe alguma dica...

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Intestino preso – O que fazer?

Intestino preso - O que fazer? Esse artigo é super prático. Você vai conhecer em poucos minutos, medidas para acabar com o intestino preso de...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect