Deficiências Nutricionais – Conheça as 7 principais que causam fadiga

As principais deficiências nutricionais que causam fadiga

Neste texto eu vou abordar as deficiências nutricionais que podem estar por trás da sua falta de energia, mas, entenda que existem muitas outras causas para a fadiga.

Você sente que falta energia para fazer coisas como exercícios, seu trabalho ou tarefas de casa?

Você deve se perguntar então por que você se sente sempre tão cansado, não é?
Existem vários motivos, desidratação crônica é um deles, mas a chave para restabelecer sua energia é realmente abordar a causa real, a causa raiz.

Vou rapidamente falar de algumas causas para seu cansaço excessivo.

A primeira é a falta de sono, se você não está dormindo bem, não importa quantas vitaminas você tome, você ainda vai estar cansado.

Assista meu vídeo – Insônia – higiene do sono, nutrientes e suplementos

Outro motivo bem comum é que você pode estar consumindo o combustível errado. Você está comendo muito carboidrato, muita glicose e não está consumindo a gordura saudável como fonte de energia.

A queima de gordura é a fonte mais eficiente de energia para o corpo.

Não podemos esquecer do estresse. Nosso corpo fisicamente, assim como mentalmente, sentem os efeitos do estresse.

O estresse contínuo pode afetar o corpo de várias maneiras. Quando altas quantidades do hormônio do estresse, como o cortisol, são liberadas continuamente, isso afeta diretamente a capacidade do corpo de lidar com as demandas e pode levar a níveis de energia mais baixos e ao cansaço e fadiga.

Assista meu vídeo Nove opções naturais do Dr. Alain para controlar o cortisol e melhorar o sono

As 7 principais Deficiências Nutricionais

Deficiências nutricionais - A principais vitaminas

Então, vamos às principais deficiências nutricionais que podem te deixar cansado.

1 – Vitamina B12

A vitamina B12 é uma vitamina importante para apoiar níveis saudáveis de energia e funciona como um impulsionador da energia natural.

Também suporta a saúde cognitiva e neurológica.

Essa vitamina participa de alguns processos bioquímicos importantes, como a síntese de aminoácidos e ácidos nucleicos e a formação de eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue).

Se você tiver deficiência de B12, ficará cansado, terá muitos outros problemas com o sistema nervoso também.

Os alimentos ricos em B12 são as carnes, peixes e ovos.

2 – Folato – B9

O folato ou vitamina B9 é importante para muitas coisas diferentes no seu organismo.

Apesar de muita gente não saber, a anemia também pode se estabelecer pela falta de vitamina B12 e de ácido fólico (que ajuda na produção e na manutenção de células novas e na síntese do DNA).

Então, se você for deficiente em folato, com certeza ficará cansado. Além de problemas gastrointestinais, e a próprias deficiências nutricionais, existem outras causas para a falta de folato.

Uma delas é o uso de bronzeamento artificial que pode criar uma deficiência de folato.

Assista meu vídeo Ácido fólico ou metilfolato? Prós e contras.

3 – Ferro

Para que seus glóbulos vermelhos transportem oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficaz, você precisa manter níveis saudáveis de ferro.

Inclusive níveis saudáveis de ferritina, que é uma proteína produzida pelo fígado e sua função é armazenar ferro no organismo.

A falta de ferro causa cansaço, sonolência e fadiga. Apesar do Popeye dizer, a melhor fonte biodisponível de ferro não está no espinafre, e sim na carne vermelha.

Assista meu vídeo Excesso de Ferro e falta de ferro! Ferritina – Sintomas e perigos!

 

4 – Tiamina ou B1

A vitamina B1 é muito vital na criação de energia em seu corpo. E se você come uma dieta rica em carboidratos, especialmente rica em açúcar ou carboidratos refinados, a necessidade da Tiamina aumenta muito.

E muitas vezes as pessoas com esse tipo de alimentação e aquelas que abusam de bebidas alcoólicas são deficientes em B1, geralmente estão sempre cansadas e sem energia.

Portanto, não é necessariamente a falta de vitamina B1 na alimentação, pois ela está presente em muitos alimentos de origem vegetal e também animal.

É sobre comer outras coisas como açúcar, carboidratos vazios e álcool que estão criando essas deficiências nutricionais.

Assista meu vídeo Qual é o papel da tiamina (B1) na fadiga das doenças autoimunes?

5 – Magnésio

O Magnésio é vital para gerar energia porque você precisa dele para produzir ATP (adenosina trifosfato), que é a moeda de energia do seu corpo e é a principal molécula transportadora de energia.

E sem magnésio você não pode fazer ATP. Além de ser um mineral, o magnésio é também um eletrólito, que está envolvido na atividade elétrica no corpo.

Sem eletrólitos como o magnésio, os músculos não podem disparar, o coração não pode bater, e o cérebro não recebe qualquer sinal. Então podemos dizer que o magnésio é vida!

Então se não temos magnésio suficiente, mesmo que uma pequena deficiência, começamos a perder energia, ficamos cansado e com fadiga.

Assista meu vídeo – Qual é o melhor tipo de magnésio para o meu problema ? Conheça 10 tipos

6 – Potássio

O potássio é necessário em grandes quantidades em nosso corpo por um motivo – ele assim como o magnésio é um eletrólito e todas as nossas células têm um tipo de transporte ativo chamado bomba de sódio e potássio que ajuda a gerar energia nos músculos e no sistema nervoso.

Então, se você é deficiente em potássio, você vai ficar cansado, vai se arrastar e não vai ter energia muscular.

Geralmente é mais raro uma deficiência em potássio.

Assista meu vídeo – Porque o potássio é tão fundamental e porque a maioria das pessoas tem alguma deficiência

7 – Vitamina D

A falta de Vitamina D pode causar cansaço, já que esse pró-hormônio desempenha inúmeras funções em nosso metabolismo.

Uma suspeita de que você possa estar com falta de vitamina D é se você sofre com sonolência diurna acompanhada por cansaço.

Para saber mais sobre Vitamina D, assista essa Live fantástica com o Dr. Cícero Coimbra

REFERÊNCIAS E FONTES SOBRE DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Deficiências do Hipotireoidismo e Hashimoto quais são as mais comuns?

Deficiências do Hipotireoidismo e Hashimoto quais são as mais comuns? As deficiências do Hipotireoidismo e Hashimoto resultam de uma combinação de processos, que podem causar vários...

Bolsas nos olhos – Aprenda a se livrar delas de maneira fácil e natural

Bolsas nos olhos - Aprenda a se livrar delas de maneira fácil e natural Nesse artigo você vai conhecer em poucos minutos, as verdadeiras causas...

Suplementos – Dicas de absorção, combinações e horários

Qual melhor horário para tomar suplementos? Dicas de absorção, combinações e horários Uma dúvida que sempre aflige as pessoas que começam a usar nutrientes é...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect