Crocus Sativus e Tratamento do TDAH
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns, com prevalência de 3% a 7% entre crianças em idade escolar.
Existem várias abordagens para gerenciar o TDAH, mas a farmacoterapia é a abordagem padrão médica com estimulantes do sistema nervoso central. O medicamento prescrito mais comum para o tratamento do TDAH é o metilfenidato (RITALINA) que possui uma serie de efeitos adversos como problemas de sono, nervosismo, náusea e perda de apetite, anorexia, taquicardia, dependência química que pode gerar muitos problemas futuros.
Mas agora, um estudo mostrou que o crocus sativus (açafrão verdadeiro) em doses adequadas, pode ter o mesmo efeito da medicação convencional, porém com mais segurança em termos de efeitos colaterais.
Crocus sativus L., também conhecido como crocus sativus (açafrão verdadeiro), é usado como tempero tradicionalmente por seus efeitos antiespasmódicos, antissépticos, antidepressivos, anticancerígenos e anticonvulsivantes. Suas propriedades terapêuticas foram cientificamente comprovadas em numerosos estudos, incluindo estudos sobre aumento de memória, antidepressivos e neuro proteção.
Em um estudo randomizado recente de 6 semanas, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, no Irã, descobriu que NÃO houve diferenças significativas na eficácia no grupo que usou crocus sativus (açafrão verdadeiro) versus metilfenidato (RITALINA). A equipe comparou a eficácia e segurança de cápsulas de crocus sativus (açafrão verdadeiro) X metilfenidato em seu ensaio clínico randomizado, duplo-cego de 54 crianças com TDAH.
Tanto o crocus sativus (açafrão verdadeiro) como o metilfenidato foram associados a melhorias significativas nas pontuações da Escala de Avaliação do TDAH até a semana 3, sem diferença significativa entre os grupos de tratamento na semana 6, relatam os pesquisadores.
Essas melhorias nos sintomas de TDAH foram observadas tanto pelos pais quanto pelos professores e cientistas, e isso leva ao ponto principal que podemos considerar o crocus sativus (açafrão verdadeiro) como uma alternativa muito eficaz em pacientes com TDAH, já que a medicação alopática tem enormes efeitos colaterais e ineficácia em alguns casos.