Conheça uma das vitaminas do Complexo B – Riboflavina (B2)

A riboflavina é uma das várias vitaminas do complexo B, também conhecida como vitamina B2, a riboflavina é essencial para inúmeros processos corporais, incluindo a saúde cardiovascular, saúde da pele e está envolvida no metabolismo energético. Também é importante para a absorção e digestão de outras vitaminas e minerais, incluindo o ferro.
Em particular, a riboflavina funciona como um componente principal de duas coenzimas importantes no organismo, o mononucleótido de flavina (FMN) e o dinucleótido de flavina e adenina (FAD).

Cada coenzima está envolvida na produção de energia, mantendo a função celular e promovendo o crescimento e desenvolvimento adequados. Eles também são usados para a conversão de triptofano em niacina e a produção de 5-fosfato de piridoxal a partir de alimentos com vitamina B6.

As pessoas que estão em maior risco de deficiência de riboflavina são os idosos, alcoólatras e mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, pois esses medicamentos podem impedir a capacidade do organismo de absorver e utilizar a vitamina.

Uma deficiência nesta vitamina pode causar sérios danos em muitos aspectos da saúde. Mas, as deficiências de riboflavina são frequentemente associadas a deficiências em outras vitaminas hidrossolúveis, como a tiamina e a niacina.

Alguns dos sintomas mais comuns de deficiência de riboflavina incluem: dor de garganta, rachaduras nos lábios e cantos da boca, língua inchada, pele rachada, fraqueza, anemia e problemas de visão.

Estudos mostram que a riboflavina pode ajudar a promover a saúde do coração, prevenir enxaquecas, manter o cabelo e a pele saudáveis e até mesmo proteger contra o câncer. E o melhor de tudo, esta vitamina essencial é encontrada em uma variedade de alimentos como carne, laticínios, ovos e certos vegetais, tornando mais fácil atender às suas necessidades.

#riboflavina #complexob #vitaminab2 #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #ortomolecular #youtube

https://www.justvitamins.co.uk/blog/vitamin-b2-riboflavin-deficiency-risk-and-symptoms/#.XGtD-pNKhPa

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24650639

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Suplementos – Dicas de absorção, combinações e horários

Qual melhor horário para tomar suplementos? Dicas de absorção, combinações e horários Uma dúvida que sempre aflige as pessoas que começam a usar nutrientes é...

Deficiências Nutricionais – Conheça as 7 principais que causam fadiga

As principais deficiências nutricionais que causam fadiga Neste texto eu vou abordar as deficiências nutricionais que podem estar por trás da sua falta de energia,...

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão?

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão? O colágeno é um ótimo complemento a ser usado quando você está fazendo tratamento da tireoide,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect