Colchicina – Medicamento que pode ajudar no tratamento do COVID-19

Colchicina – Medicamento que pode ajudar no tratamento do COVID-19

Você vai conhecer o potencial papel do medicamento antigo conhecido como Colchicina, utilizado para gota e reumatismo, utilizado no tratamento do COVID-19.

Assista ao vídeo ou leia o artigo

Colchicina no tratamento do COVID-19

Eu vou comentar aqui a respeito de alguns estudos falando de um possível papel do medicamento colchicina no tratamento do COVID-19.

Essa droga seria adequada para pacientes moderados e graves nas fase 2 e 3 da doença.

O que é a Colchicina e para que serve?

O que é a Colchicina e para que serve?

A colchicina é uma droga anti-inflamatória muito usada para doenças reumáticas, gota e inflamação da camada externa do coração, a pericardite.

Uma das coisas que ela faz dentro do organismo, que é inclusive parecido com a hidroxicloroquina, é de aumentar o pH dentro da célula, deixar mais alcalino.

Esse aumento de pH é um dos mecanismos que impedem que o vírus se ligue ao receptor ACE que permite ele entrar dentro da célula.

Ou seja, pH mais alcalino dentro da célula protege contra o vírus. Outro efeito significativo da colchicina é de inibir o inflamasoma NRLP3 e combater assim a cascata inflamatória.

Porém o efeito da colchicina em aumentar o pH dentro da célula é limitado e temporário.

O efeito de redução da carga viral da colchicina pode ser bastante fraco, uma vez que a colchicina não pode aumentar fortemente o pH como acontece com a hidroxicloroquina.

Uso da colchicina no COVID-19

Recentemente, foi sugerido que a colchicina pode ser eficaz na infecção pelo coronavírus e reduzir a tempestade de citocinas observada durante na COVID-19.

Essa tempestade de citocinas é uma forma de inflamação acentuada e fora de controle, e que é na maioria das vezes é a causa de morte pelo vírus.

Essa tempestade ocorre frequentemente em pacientes com doenças crônicas associadas ao COVID-19, como idade avançada, hipertensão, diabetes, obesidade e tabagismo.

Estudos do que já foi observado na prática

Um estudo realizado na Lombardia e publicado em Maio na revista Clinical Immunology, faz o relato de 9 pacientes de COVID-19 tratados em casa com colchicina, e eles tinham em média 8 dias de evolução da doença com sintomas febris e respiratórios.

Nesse estudo a colchicina foi efetiva para pacientes na fase 2 da doença, e o efeito colateral observado foi somente diarreia leve e tolerável.

Um outro artigo italiano publicado no mês passado, na revista Dermatologic Therapy, fez um relato de caso de uma moça de 19 anos com COVID-19, vermelhão na pele e dor no peito por inflamação no pericárdio.

Os autores do estudo usaram colchicina e observaram uma regressão rápida das lesões de pele e da inflamação no coração.

Outro relato de caso de um homem de 36 anos com febre familiar do mediterrâneo, uma doença autoimune em tratamento com colchicina, acabou pegando COVID-19 no meio do tratamento e de forma interessante desenvolveu poucos sintomas do coronavírus.

Outro paciente de 42 anos, acompanhado no Irã, teve COVID-19 associado a crise de gota e melhorou muito rápido das duas doenças usando a colchicina.

A visão contrária de que a colchicina pode não ser uma boa

A visão de um artigo publicado no Clinical Rheumatology em Maio desse ano por autores turcos é de que não seria uma boa medicação.

Primeiro ponto contra

O primeiro ponto contra foi o que eu falei agora há pouco, o efeito de aumento de pH dentro da célula que tem efeito protetor contra o vírus, não é forte o suficiente no caso da colchicina.

Uma das causas mais comuns de morte no COVID-19 é a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

O problema é que doses tóxicas de colchicina afetam as células pulmonares, atrapalhando a função dos pulmões e causando a síndrome do desconforto respiratório.

Mesmo em doses terapêuticas habituais, a colchicina poderia atrapalhar o funcionamento dos pulmões.

É comum observar falha em múltiplos órgãos e coagulação intravascular disseminada durante formas de infecção grave por COVID-19.

Doses altas e tóxicas de colchicina também poderiam causar falha de múltiplos órgãos e essa coagulação exagerada.

O uso de colchicina em pacientes com COVID-19 poderia aumentar o risco de desconforto respiratório e coagulação disseminada.

Segundo ponto contra

A colchicina também interage com a azitromicina e alguns agentes antivirais usados para tratar COVID19 e poderia aumentar seus níveis no sangue, o que pode não ser bom, devido ao aumento de toxicidade das drogas.

Conclusão

A colchicina poderia não ser benéfica em pacientes com COVID-19, já que seus efeitos de aumentar o pH das células e prevenir as tempestades de citocinas seriam supostamente muito fracas.

A colchicina poderia teoricamente aumentar o desconforto respiratório e aumentar a chance de falhas de múltiplos órgãos.

Por isso é que alguns pesquisadores sugerem que a colchicina não seja usada no COVID-19.

OPINIÃO FINAL

Dentro do meu conhecimento quatro estudos randomizados e duplo cegos de alto nível científico estão em andamento, um em Montreal e outro na Argentina.

O resultado vai verificar quem está certo nessa questão e se a colchicina de fato será uma boa droga ou não no armamentário contra o COVID-19.

Por enquanto eu não recomendo que ninguém compre e use colchicina para o COVID-19, até que mais dados estejam disponíveis, apesar de vários relatos de casos dizerem que essa droga é útil na doença.

Eu vou deixar os links dos estudos abaixo, caso tenham interesse.

Live com Dr. Sandro Augusto

Fontes de estudos:

https://ard.bmj.com/content/annrheumdis/early/2020/06/05/annrheumdis-2020-217882.full.pdf
https://accp1.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1002/jcph.1645
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7261351/pdf/main.pdf
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/dth.13891
https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10067-020-05144-x.pdf
https://academic.oup.com/ehjcvp/advance-article-pdf/doi/10.1093/ehjcvp/pvaa033/33130736/pvaa033.pdf
https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/08820139.2020.1789655?needAccess=true&

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Intestino preso – O que fazer?

Intestino preso - O que fazer? Esse artigo é super prático. Você vai conhecer em poucos minutos, medidas para acabar com o intestino preso de...

Cogumelos medicinais – Os cinco melhores e seus efeitos na saúde

Cogumelos medicinais - Os cinco melhores e seus efeitos na saúde Durante séculos, várias culturas ao redor do mundo usaram cogumelos para fins medicinais. Pesquisas mais...

Tratamento natural para dor no nervo ciático

Tratamento natural para dor no nervo ciático Você já sentiu aquela dor chata e muitas vezes incapacitante que sai da região lombar e percorre toda...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect