9 causas de cansaço constante – Porque isso pode ser mais sério do que você pensa!

9 Causas de cansaço constante – Porque isso pode ser mais sério do que você pensa!

Olá pessoal, tudo bem? Se você está cansado o tempo todo e sente que não tem energia para fazer nada, saiba que você não está sozinho.

A fadiga é um problema comum e pode ter várias causas, desde a falta de sono até o estresse crônico.

Imagine o seguinte cenário: você teve uma boa noite de sono, suas responsabilidades estão sob controle e não há nenhum motivo aparente para se sentir cansado.

No entanto, mesmo assim, você se arrasta pela manhã, sem energia para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

Você tenta tomar um cafezinho, mas a sensação de fadiga persiste.

Mas antes de se render à exaustão, é importante entender as possíveis causas ocultas e encontrar maneiras de tratar e lidar com elas.

Junte-se a mim nessa jornada para vencer o cansaço e recuperar o controle de sua vida!

Causas de cansaço e da fadiga 

Hoje, vou mergulhar nas principais causas de cansaço e da fadiga que vêm afetando tantas pessoas no mundo moderno.

Eu ultimamente tenho atendido muitas pessoas cansadas. A fadiga é de longe um dos sintomas que mais escuto dos meus pacientes. Então, eu pensei em compartilhar essas informações tão importantes com você.

Já posso adiantar que a falta de sono e o estresse crônico são as causas mais comuns, mas existem muitas outros problemas ocultos, que você não faz nem ideia, e que estão drenando a sua energia.

Então, sente-se confortavelmente, pegue um chazinho e prepare-se para desvendar esse mistério!

As 9 causas de cansaço e de fadiga 

Motivo número 1 – Síndrome pós viral e infecções

Você já se perguntou por que continua sentindo-se cansado mesmo após se recuperar de uma gripe ou outra infecção viral?

A síndrome pós viral acontece quando você tem fadiga e outros sintomas após uma infecção por vírus, como uma gripe, por exemplo.

A fadiga aparece porque combater uma infecção requer energia e recursos do seu sistema imunológico, podendo diminuir e esgotar alguns nutrientes importantes.

Também, a infecção viral pode causa inflamação e danos oxidativos que podem afetar sua função cerebral e muscular.

Essa condição é parecida com uma deficiência de vitaminas B1 e B3, que também causa fadiga e problemas cognitivos.

A deficiência de B1 (Tiamina), pode causar fadiga em pessoas com alergias, doenças causadas por fungos ou mofo, infecções crônicas causadas por vírus e problemas digestivos.

Ingerir chá, café, vinho tinto, açúcar refinado, álcool, medicamento como a metformina, além do próprio estresse, também podem esgotar sua vitamina B1.

É importante corrigir essas causas, fazendo uma boa dieta, e consumindo alimentos ricos nessa vitamina, como carnes, sementes de girassol e de abóbora e ovos.

Sempre dê preferência ao consumo de vitamina B1 natural, pessoal.

Além disso, é importante ter cuidado com o estresse, já que altos níveis de cortisol podem reduzir momentaneamente seu sistema imunológico, permitindo que vírus latentes surjam novamente.

Por isso, é importante lidar com o estresse e tomar medidas para melhorar sua nutrição e sono.

Você pode tentar tomar vitamina D3 e zinco, além de antioxidantes poderosos como o NAC ou N-acetilcisteína.

Lembre-se de que a melatonina pode ser um antioxidante poderoso, mas não tome sem orientação médica.

Se você seguir essas dicas, você diminui as causas de cansaço e pode se sentir melhor e ter mais energia após uma infecção.

Motivo número 2 – Deficiência de Vitaminas

Como mencionei anteriormente, a vitamina B1 é uma grande aliada contra as causas de cansaço, mas não para por aí!

A deficiência de outras vitaminas e minerais, como a vitamina B12 e o ferro, também pode estar por trás dessa exaustão implacável.

E tem mais! A falta de potássio pode afetar suas células, pois todas elas contam com uma bomba de sódio-potássio que produz energia elétrica️.

Mas fique tranquilo! Há uma abundância desse mineral potássio disponível em diversas saladas irresistíveis, vegetais deliciosos e frutas suculentas!

Agora, e o magnésio? Esse mineral é essencial para a produção de energia no corpo e também pode ser encontrado em grandes quantidades nas saladas.

Por isso, investir em uma dieta balanceada e saborosa é fundamental para combater a fadiga.

Eu sempre recomendo a alimentação natural como fonte de vitaminas e minerais, mas em alguns casos, pode ser necessário recorrer à suplementação, especialmente do magnésio.

Motivo número 3 – Desequilíbrios do cortisol por problemas adrenais.

Você se sente cansado com muita frequência? É possível que as causas de cansaço seja um desequilíbrio no cortisol, causada pelo excesso ou falta desse hormônio, que é o nosso hormônio do estresse.

Quando o corpo está sob estresse crônico, ele passa a usar ainda mais glicose como fonte de energia, o que pode levar a uma série de efeitos colaterais, incluindo o cansaço extremo.

As amígdalas cerebrais, que são pequenas glândula no cérebro, também desempenham um papel importante nesse processo, já que lidam com o medo e podem afetar a capacidade do corpo de entrar em um estado mais calmo e tranquilo.

O desequilíbrio adrenal pode ser causada por um distúrbio das glândulas adrenais, um distúrbio da hipófise ou hipotálamo ou até por alguns medicamentos de uso continuo.

Alguns suplementos podem ser aliados ao tratamento melhorando o cansaço, como é o caso de vitaminas, minerais e dos adaptógenos, que sã o ervas que ajudam seu corpo a se adaptar mais facilmente ao estresse, como as ervas ashwagandha e rhodiola.

Tomar vitamina B1 na forma de benfotiamina pode ajudar a acalmar a mente e melhorar a fadiga.

Além disso, dormir bem e fazer exercícios físicos também são terapias eficazes contra o estresse.

Se você está procurando maneiras de se sentir mais descansado e energizado, pode ser útil considerar a influência que o cortisol têm em seu corpo.

Com as abordagens certas, você pode controlar as causas de cansaço e melhorar sua qualidade de vida.

Assista meu vídeo Nove opções naturais do Dr. Alain para controlar o cortisol e melhorar o sono

Motivo número 4 – Resistência à insulina

Se você consome muitos carboidratos, é importante saber que eles podem deixar seu cérebro um pouco sonolento e menos consciente.

Por isso, é comum sentir vontade de tirar uma soneca depois de comer aquela macarronada.

Mas, quando fazemos uma dieta com baixo teor de carboidratos, o nosso cérebro pode se beneficiar e ficar mais desperto que o normal.

Isso acontece porque a falta de carboidratos faz o nosso corpo produzir cetonas, que são um tipo de combustível que o cérebro prefere utilizar.

Se você ainda não experimentou uma dieta cetogênica, saiba que ela, aliada ao jejum intermitente podem criar um grande impacto na sua energia.

Então, se você busca se sentir mais consciente e com mais energia e e controlas as causas de cansaço, vale a pena considerar uma alimentação com baixo teor de carboidratos, não é para todo mundo mas pode ajudar muito você, e também aumentar o consumo de proteínas e gorduras saudáveis.

Assista meu vídeo TOP 10 PÉSSIMOS ALIMENTOS Falsos Saudáveis que a MAIORIA DAS PESSOAS ainda consome

Motivo número 5 – Pouco ácido no estômago

Pessoal, você sabia que a baixa acidez estomacal pode afetar a absorção de nutrientes e causar fadiga e problemas digestórios?

Mas não se preocupe, há uma solução simples. A combinação de vinagre de maçã e cloridrato de betaína pode ajudar a aumentar a acidez do estômago e melhorar sua digestão.

Depois de iniciar essa suplementação de cloridrato de betaína, você começará a notar uma mudança significativa na sua saúde digestória e também em sua energia.

Com o aumento da acidez estomacal, você poderá absorver melhor nutrientes como vitamina B12 e ferro, além de evitar problemas como o SIBO que é o super crescimento bacteriano no intestino delgado.

Motivo número 6 – Sono ruim

Você está sofrendo com noites mal dormidas? O culpado pode ser o alto nível de cortisol causado pelo estresse, dificultando o sono, especialmente entre meia-noite e duas da manhã.

A melatonina, que é um poderoso hormônio antioxidante, pode melhorar a qualidade do seu sono. Existem dois tipos dela: uma na corrente sanguínea e outra nas células. E adivinhe só?

Os raios infravermelhos do sol são uma maneira fantástica de aumentar a melatonina celular de forma natural, ajudando a combater o estresse e as causas de cansaço!

A exposição ao sol é uma ótima maneira de obter infravermelho, mas outras fontes também são eficazes: uma aconchegante lareira, uma fogueira sob as estrelas, o brilho suave das velas ou até mesmo terapia de luz infravermelha!

Atenção! Luzes azuis artificiais, como as de computadores e celulares, podem diminuir sua melatonina. Então, fique atento e cuide do seu sono!

A vitamina D3 também é crucial para os ciclos do sono, portanto, para algumas pessoas, ingerir vitamina D antes de dormir pode ser benéfico para um sono de melhor qualidade.

Se você enfrenta dificuldades para dormir, é essencial aumentar os níveis de melatonina nas células e utilizar suplementos como as vitaminas D3 e K2, a fim de otimizar a qualidade do sono.

Motivo número 7 – Tireoide

Amigos, uma das causas mais comuns de fadiga pode ser sua tireoide não funcionando corretamente.

Essa glândula incrível tem um papel fundamental, pois produz hormônios essenciais para o metabolismo e a produção de energia!

É por isso que muitas pessoas com hipotireoidismo (baixa produção dos hormônios da tireoide) começam a ganhar peso e se sentem cansadas.

Isso acontece porque o metabolismo energético já não está funcionando a todo vapor.

Você pode melhorar esse problema com uso do selênio, porque muitas vezes o hipotireoidismo pode ser causado por uma inflamação autoimune, do tipo tireoidite de Hashimoto.

Além do selênio, você pode aumentar sua energia e reduzir a inflamação com a poderosa combinação de vitamina D3 e vitamina K2.

Esses dois nutrientes trabalham juntos em perfeita harmonia, prevenindo o acúmulo de cálcio nas artérias e garantindo uma saúde plena.

Motivo número 8 – Anemia (ferritina baixa)

A ferritina é uma proteína responsável por armazenar o ferro e liberá-lo quando necessário.

Porém, quando seus níveis estão baixos, geralmente indica uma deficiência de ferro, podendo levar à anemia ferropriva.

Atenção, pessoal! A falta de ferro afeta a produção de hemoglobina, essencial para o transporte de oxigênio no corpo.

Com menos oxigênio, seus tecidos e órgãos funcionam de forma ineficiente, resultando em das causas de cansaço e fadiga.

O grande problema de quem tem anemia é que as vezes tomar suplementos de ferro nem sempre é eficaz, pois eles podem não ser facilmente absorvidos pelo corpo, especialmente se você tem problemas digestórios.

Outra causa comum de anemia é a falta de ácido no estômago em quantidades suficientes para absorver os nutrientes necessários.

Nesse caso, uma solução simples é tomar cloridrato de betaína antes das refeições para aumentar a acidez no estômago e ajudar na absorção dos nutrientes.

Em casos onde os níveis de ferro e ferritina estão baixos nos exames de sangue, pode ser necessário recorrer à administração de ferro endovenoso, ou seja, diretamente na veia, para garantir a reposição adequada desse mineral essencial

Motivo número 9 – Doenças autoimunes

Doenças autoimunes são condições desafiadoras em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente suas próprias células e tecidos, causando inflamação e danos.

Alguns exemplos incluem:

  • lúpus eritematoso sistêmico (LES), que afeta várias partes do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro;
  • artrite reumatoide, que causa inflamação nas articulações e pode levar a dor e deformidades;
  • doença celíaca, que é uma resposta imune ao glúten que prejudica parte do intestino delgado; e diabetes tipo 1, onde o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas.

Esses são apenas alguns exemplos de uma ampla gama de doenças autoimunes que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

O principal vilão por trás das causas de cansaço no caso da doenças autoimune é a inflamação crônica, que esgota os recursos do corpo e compromete a função mitocondrial, reduzindo a produção de energia.

Essa diminuição na energia celular resulta em maior cansaço e exaustão. A vitamina D3 tem um papel crucial na modulação do sistema imunológico, ajudando a melhorar as doenças autoimunes e proporcionando alívio à fadiga.

E tem mais: a naltrexona em baixas doses (LDN) também age no equilíbrio imunológico, oferecendo benefícios aos pacientes com essas condições e, como consequência, melhorando o cansaço.

Vídeos relacionados

Continue comigo e assista a estes dois vídeos relacionados que são sensacionais, sobre dicas para uma super memória e fadiga adrenal existe?.

É muito importante você aprender sobre isso, porque pode salvar a sua vida e a de algum ente querido.

Referências

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

6 remédios naturais baratos que realmente funcionam

6 remédios naturais baratos que realmente funcionam Olá! Vivemos tempos em que economizar é essencial, mas sem jamais comprometer a qualidade do cuidado com nossa...

Os incríveis benefícios de tomar vinagre de maçã antes de dormir

Os incríveis benefícios de tomar vinagre de maçã antes de dormir Você está cansado de sentir refluxo, principalmente quando deita a noite ou está cansado...

8 alimentos que destroem seu intestino

8 alimentos que destroem seu intestino Hoje vamos falar sobre aquelas comidas que realmente estão destruindo sua saúde intestinal. Lembra quando eu sempre digo aqui no...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...