Trombose: 10 sinais e sintomas e 12 causas da trombose

Causas da trombose: 10 sinais e sintomas e 12 causas

Olá! Atenção! Este artigo é absolutamente importante nos dias de hoje, já que a trombose venosa está aumentando silenciosamente, afetando cada vez mais pessoas!

Infelizmente, muitos só enxergam os sinais quando é tarde demais para reverter danos graves ou, ainda pior, quando suas vidas estão em risco.

Por isso quero abrir seus olhos e ajudá-lo a identificar os perigosos sinais e causas da trombose, até mesmo naqueles que você ama e quer proteger! Procurar ajuda médica rápida pode ser a chave para salvar vidas, pessoal.

A trombose é uma doença sorrateira, causada pela formação de coágulos sanguíneos que podem ser letais no seu corpo.

Também é importante desvendar as principais causas e fatores de risco que levam à formação desses coágulos e, ainda, as fantásticas estratégias naturais que você pode adotar em casa para prevenir esse problema. 

Sintomas e causas da trombose – Importância da rapidez no atendimento

Outro dia, uma paciente veio até mim emocionada para agradecer, pois as informações que compartilhei com ela sobre os sintomas e causas da trombose permitiram que ela percebesse que sua mãe estava sofrendo desse mal.

Graças a esse conhecimento, ela pôde levá-la ao hospital a tempo e evitar que a trombose causasse danos ainda maiores.

Meus queridos, esse conhecimento é vital nos dias de hoje, e é por isso que decidi fazer este vídeo para ajudar a informar e proteger vocês e seus entes queridos.

Por que ocorre a trombose?

A trombose acontece quando um coágulo se forma em um vaso sanguíneo impedindo ou dificultando a circulação sanguínea.

Nosso sangue possui células chamadas plaquetas e proteínas de coagulação que, incrivelmente, ajudam a controlar o sangramento quando nos machucamos.

Isso mesmo, pessoal, quando você se corta, os coágulos correm para fechar essa ferida, protegendo sua saúde!

Mas, às vezes, essas plaquetas e proteínas de coagulação podem sair do controle, se acumular dentro de um vaso sanguíneo, formando um coágulo.

E isso é um grande problema que devemos evitar a todo custo.

A trombose pode ocorrer em diferentes partes do corpo, como nas pernas, nos pulmões, no cérebro e no coração, podendo ser causada por vários fatores diferentes.

Só que a trombose venosa profunda é o tipo mais comum e ocorre quando um coágulo ou trombo se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, sendo muito mais comum nas pernas.

Pessoal, se não for tratada rapidamente, a trombose pode levar a complicações graves, como embolia pulmonar, derrame cerebral, ataque cardíaco e até amputações de membros.

Por isso é importante conhecer os sintomas e os fatores de risco para procurar atendimento médico assim que surgir qualquer suspeita nesse sentido.

Quem tem mais chance de desenvolver coágulos sanguíneos?

E agora, respondendo diretamente a pergunta, quem tem mais chance de desenvolver coágulos sanguíneos?

1 – Altos níveis de açúcar no sangue

Pessoas diabéticas ou com resistência à insulina! Pois é, elas têm altos níveis de açúcar no sangue e isso pode ser um problemão.

E isso vale também para quem costuma consumir muito açúcar, mesmo que não seja diabético.

2 – Imobilidade

Ah, e tem outra coisa importante. A imobilidade, ou seja, ficar por horas sentado ou deitado, pode trazer complicações, pessoal.

Sabe aquela viagem de avião ou de ônibus, cansativa de 12 horas?

Isso pode ser um problema se você ficar muito tempo parado sem se movimentar e tiver outros fatores de risco.

2 – Hormônios sintéticos

Você sabia que o uso de hormônios sintéticos pode ser uma das possíveis causas para a formação de coágulos?

Você já pensou que seu anticoncepcional pode ser um verdadeiro vilão nesse processo?

E, infelizmente, muitas mulheres não sabem disso. As terapias hormonais para a menopausa podem escondem riscos quando mal administradas ou sem orientação médica adequada.

Excesso de peso, triglicérides alto e tabagismo

Pessoal, não deixe que o excesso de peso, a síndrome metabólica e os altos níveis de triglicérides no sangue se tornem fatores agravantes para a formação de trombos!

Fumantes e gestantes também precisam ficar atentos a essa realidade. E tem mais: ter varizes nos membros inferiores pode dobrar o risco de trombose nas pernas!

Agora você imagina uma mulher, fumante, com varizes, usando anticoncepcional e com altos níveis de açúcar no sangue.

Um risco tremendo para o desenvolvimento de trombose.

Cirurgias

As cirurgias, principalmente as ortopédicas que são feitas nos ossos e que duram mais de 60 minutos podem ser gatilhos perigosos para a formação de coágulos sanguíneos, especialmente em idosos.

Infecções 

As infecções graves também entram na mira como fatores determinantes para o desenvolvimento de trombose.

Elas desencadeiam uma resposta inflamatória sistêmica no corpo, capaz de intensificar a coagulação do sangue e a adesividade das plaquetas, criando o cenário perfeito para a formação de coágulos.

Além disso, a imobilização prolongada devido à gravidade da infecção pode contribuir para a estase sanguínea, aumentando ainda mais o risco desse problema.

Doenças autoimunes e câncer

Pessoal, quem tem doença autoimune ou mesmo câncer também possui maior risco de desenvolver trombos.

Herança genética

Existem inclusive aqueles casos onde a pessoa recebe uma herança genética da família e tem maior probabilidade de desenvolver trombose.

Essas alterações genéticas são chamadas de trombofilias e podem ser diagnosticadas através de um simples exame de sangue.

Se alguns familiares já tiveram histórico de trombose, talvez seja hora de fazer os exames para descobrir se você também corre risco.

Medicamentos quimioterápicos

Já disse que os anticoncepcionais podem provocar trombose, mas você sabia que os medicamentos quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer e os imunossupressores também podem provocar isso?

Então pessoal, é muito importante ter atenção e sempre conversar com seu profissional de saúde de confiança sobre esses possíveis riscos.

Sinais cruciais que podem indicar a presença de coágulos sanguíneos

Bom, pessoal. Vamos lá! Agora você vai descobrir os sinais cruciais que podem indicar a presença de coágulos sanguíneos!

Mas lembre-se: ter um desses sintomas não significa necessariamente que você está com trombose, são apenas indicadores.

Além disso, os sintomas variam de acordo com a possível localização dos coágulos, seja no cérebro, nas pernas, no pulmão ou no coração.

O mais importante é ficar alerta!

Se você perceber mais de um desses sintomas, não hesite em consultar um médico para investigar.

Sua saúde é sua maior riqueza, e ficar atento aos sinais do seu corpo é o primeiro passo para protegê-la!

Sinal 1 – Cãibras e a sensação de aperto nas pernas

O primeiro sinal são cãibras e a sensação de aperto nas pernas, que podem ficar inclusive latejando.

Essas cãibras e o aperto que aparecem por causa da trombose geralmente também vêm com uma dor, aquela dor do nada, sabe?

Com um inchaço e um peso ou pressão na área afetada, e normalmente só acontece em uma única perna.

Esses sintomas podem variar na intensidade e podem piorar com o tempo se você não cuidar direito.

Sinal 2 – Batimento cardíaco acelerado ou palpitações

O segundo sinal é o aumento da pulsação que pode ser percebido como um batimento cardíaco acelerado ou palpitações.

Esse sintoma acontece devido à dificuldade do sangue em circular adequadamente pela área afetada, fazendo com que o coração trabalhe mais intensamente para compensar.

Além disso, a presença de coágulos sanguíneos pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral.

Sinal 3 – Suor excessivo

Pessoal, o terceiro sinal é quando você começa a apresentar suor excessivo.

Neste caso, pode ser resultado do corpo tentando compensar a circulação sanguínea comprometida.

O aumento da temperatura corporal e a resposta ao estresse provocados pela formação de coágulos podem levar à essa transpiração excessiva.

É importante lembrar que o suor excessivo também pode ser causado por outras condições médicas.

Sinal 4 – Inchaços

O quarto sinal é quando você apresenta inchaço nas pernas, ou nos pés, nos joelhos, braços ou nas mãos, geralmente aparecendo de um só lado do corpo.

Se você tem algum dos fatores de risco que mencionei antes e também sente sintomas como inchaço repentino em um membro, como perna ou braço, é bom ficar atento à trombose.

Nesse caso, não perca tempo e procure ajuda médica o quanto antes!

O inchaço decorrente de uma trombose acontece devido à obstrução do fluxo sanguíneo causada pelo coágulo, dificultando a drenagem adequada de líquidos na área afetada.

Sinal 5 – Mudança de coloração da pele 

O quinto sinal é quando a sua pele começa a mudar de cor, isso na área afetada, ficando com um tom meio pálido ou avermelhado.

Isso pode acontecer na coxa, braço e panturrilha. E essa vermelhidão pode vir junto com um calorzinho local e sensibilidade, deixando a área mais propensa à dor.

Sinal 6 – Alterações repentinas na pressão sanguínea 

Já o sexto sinal, pessoal, são alterações repentinas na pressão sanguínea, que pode baixar ou aumentar.

Essa mudança por causa da trombose pode ser resultado do bloqueio do sangue pelos coágulos e essa obstrução normalmente faz a pressão arterial subir, especialmente quando o coágulo mexe com uma parte grande do sistema circulatório.

Sinal 7 – Áreas específicas do corpo mais quente que o normal

O sétimo sinal é quando você encosta numa área específica do seu corpo e percebe que ela está mais quente que o normal, mais quente que o restante do corpo.

E se esse sintoma vem acompanhado de dor no local, sem que você tenha se machucado, isso pode ser um sinal para ligar o alerta.

Sinal 8 – Veias dilatadas ou inchadas

O oitavo sinal é quando as veias ficam dilatadas ou inchadas por causa do acúmulo de sangue e da pressão maior na área afetada pelo coágulo.

Esse bloqueio que a trombose causa complica o retorno do sangue, aí as veias ficam inchadas e dá pra ver por baixo da pele.

Essas veias inchadas podem causar dor, desconforto e a sensação de peso ou pressão no lugar afetado.

Sinal 9 – Falta de ar

O nono sinal é a falta de ar, que pode ser causada pela presença de algum coágulo nos pulmões, levando a uma condição chamada de embolia pulmonar, que inclusive pode ser fatal.

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo se desprende e viaja até os pulmões, bloqueando a circulação sanguínea nessa área.

Sinal 10 – Tosse sem explicação

O décimo sinal é uma tosse sem explicação, que pode ou não vir junto com uma dor esquisita no peito.

Essa tosse por causa da trombose pode ser um sintoma secundário ligado a coisas mais sérias.

Nesse caso, a tosse costuma ser seca e insistente, aquela tosse chata, sabe?

E muitas vezes com falta de ar, dor no peito e até catarro com sangue. Se isso acontecer, corre para o hospital, porque é urgente!

Segredos para evitar a formação de coágulos

Claro pessoal, existem outros sintomas que podem aparecer no caso de coágulos no sangue e um deles é a fadiga.

O segredo para evitar a formação desses coágulos é evitar ao máximo os fatores de risco, fazer exames periódicos, inclusive exames vasculares e buscar consumir alimentos ou suplementos capazes de afinar o sangue para evitar esse problema.

Vitamina E

Como sugestão, você pode consumir a vitamina E, principalmente na forma de tocotrienol, que certamente vai ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e nas causas da trombose.

Assista meu vídeo Conheça a Verdade sobre a Vitamina E – Família dos tocotrienóis

Alho

Tem uma coisa incrível que você encontra praticamente em toda cozinha e que ajuda bastante a prevenir os coágulos.

É um tempero gostoso que fica excelente em vários pratos. Sim pessoal, o alho é extraordinário para afinar o sangue e evitar a formação de coágulos no organismo.

Pode ser consumido naturalmente ou mesmo na forma de cápsulas.

Existe também o alho em pó que você pode ingerir adicionando em um copo com água ou mesmo usar para temperar sua comida.

Outra ideia maneira é fazer o alho fermentado, cuja receita eu mostrei no vídeo completo sobre alho.

Assista meu vídeo 2 DENTES DE ALHO POR DIA [COMO ESCOLHER O MELHOR ALHO + RECEITA PARA IMUNIDADE]

Outros recursos para ajudar na prevenção das causas da trombose

Existem mais especiarias incríveis que também previnem a formação de coágulos, como é o caso do açafrão-da-terra ou cúrcuma e da pimenta caiena, que são excelentes escolhas para sua saúde.

Pessoal, acho que todos já devem ter ouvido falar que o AAS ou ácido acetilsalicílico ajuda a prevenir a formação de coágulos.

Ele ajuda a evitar a agregação das plaquetas e a formação de trombos.

Mas, tem gente que não consegue tolerar o AAS porque ele pode queimar o estômago, ou mesmo preferem usar de artifícios naturais, então para isso, existem essas opções naturais interessantes.

Existe um prato típico japonês chamado de “Nato” que é preparado à base de soja fermentada.

O curioso é que existe uma enzima nesse fermentado japonês que se chama “nattokinase”, fantástica para controlar a viscosidade sanguínea porque ela tem uma ação fibrinolítica.

Ou seja, vai quebrar os coágulos sanguíneos pessoal, e isso de uma maneira natural.

Não costumo recomendar soja para meus pacientes, principalmente porque ela é bastante estrogênica, mas esse fermentado não apresenta os mesmos efeitos estrogênicos que o consumo da soja comum.

Se você preferir, tem também a nattokinase na forma de suplementação em cápsulas.

Vídeos relacionados das causas da trombose

Continue comigo e assista a estes dois vídeos relacionados que são sensacionais:

Saiba o que é trombose e seus tratamentos com a Dra. Ana Paula

É muito importante você aprender sobre isso, porque pode salvar a sua vida e a de algum ente querido.

Referências

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

6 remédios naturais baratos que realmente funcionam

6 remédios naturais baratos que realmente funcionam Olá! Vivemos tempos em que economizar é essencial, mas sem jamais comprometer a qualidade do cuidado com nossa...

Os incríveis benefícios de tomar vinagre de maçã antes de dormir

Os incríveis benefícios de tomar vinagre de maçã antes de dormir Você está cansado de sentir refluxo, principalmente quando deita a noite ou está cansado...

8 alimentos que destroem seu intestino

8 alimentos que destroem seu intestino Hoje vamos falar sobre aquelas comidas que realmente estão destruindo sua saúde intestinal. Lembra quando eu sempre digo aqui no...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...