Os incríveis benefícios do Anis Estrelado

Os incríveis benefícios do Anis Estrelado

O anis estrelado (Illicium verum) é um tipo de planta de coloração laranja-castanho que nasce de uma árvore típica de certas partes do Vietnã e da China.

Ele tem um aroma inconfundível e é muito utilizado em vários pratos como tempero.

O anis estrelado contém diversos compostos medicinais com muitos benefícios que incluem:

  1. Combate às infecções causadas por vírus e bactérias;
  2. A melhora da saúde do coração;
  3. Fornecimento de antioxidantes que neutralizam os radicais livres.

Atualmente, boa parte da produção de anis estrelado é direcionada para a extração do ácido chíquimico, um ingrediente ativo usado contra a gripe em remédios como o Tamiflu.

Os 7 benefícios do Anis Estrelado

01 – Mata as bactérias

Um dos benefícios do Anis Estrelado é que ele possui poderosa propriedade antibacteriana.

Um estudo demonstrou que o extrato de anis estrelado foi capaz de bloquear o crescimento de E. coli, um tipo de bactéria que pode causar uma série de sintomas e doenças como a diarreia e a pneumonia.

Outra pesquisa de tubo de ensaio mostrou que este tempero conseguiu combater 67 cepas de bactérias resistentes a antibióticos.

A presença de compostos no anis estrelado, como o anetol, linalol e ácido chíquimico, ajudam a combater as bactérias.

Assista meu vídeo Como tratar H. pylori naturalmente

02 – Rico em Antioxidantes

Os antioxidantes presentes no anis estrelado podem ajudar a combater o stress oxidativo, uma condição onde o excesso de radicais livres pode causar uma variedade de doenças crônicas.

Um estudo descobriu que o anis estrelado tem ação eficaz contra as células cancerígenas, pois os animais estudados tiveram uma redução da carga tumoral e um aumento no nível de enzimas que atuam diretamente no processo da prevenção do câncer.

Assista meu vídeo MELATONINA – O MELHOR ANTIOXIDANTE DA NATUREZA!

03 – Evita as infecções fúngicas

Alguns estudos demonstram que além da função antibacteriana, o anis estrelado também tem propriedades antifúngicas.

As infecções fúngicas, que geralmente apresentam um tratamento bem difícil, podem aparecer no corpo assumindo a forma de um pé de atleta ou de uma simples coceira na virilha.

Uma pesquisa publicada no Korean Journal of Medical Mycology, mostrou que o extrato de anis estrelado é eficiente para combater a cândida albicans, um tipo de fungo difícil de ser tratado.

Assista meu vídeo sobre Micose de unha – Tratamento caseiro

04 – Pode melhorar a saúde do coração

As doenças cardíacas representam cerca de um terço de todas as mortes no mundo. Um dos benefícios do anis estrelado, é que ele está repleto de antioxidantes que pode ajudar a evitar o acumulo de radicais livres e o stress oxidativo, mantendo assim o coração mais saudável.

Uma pesquisa realizada em 2015 na BMC Complementary and Alternative Medicine, revelou que um extrato etanólico do anis estrelado pode ajudar a regular a pressão arterial e a normalizar as mudanças de peso.

Além disso, contribuiu na redução das placas de gordura nas artérias e diminuiu vários marcadores sanguíneos de inflamação.

Assista meu vídeo MIOCARDITE – SINTOMAS – SUPLEMENTOS PARA O CORAÇÃO

05 – Combate à Gripe

Os sintomas da gripe, que vão desde calafrios a dores no corpo e febre, podem ser combatidos pelo uso do chá de anis estrelado.

Uma pesquisa publicada no Journal of Medical Virology descobriu que quando combinamos o ácido chiquímico com a quercetina, pode-se aumentar a produção de células imunes comparado ao tratamento usando somente o medicamento antiviral Tamiflu.

Quando se sentir gripado ou com mal estar, prepare uma xícara de chá de anis estrelado para usufruir de seus benefícios.

06 – Pode ajudar a regular o açúcar no sangue

O consumo exagerado de açúcar pode desencadear uma série de problemas de saúde como a fadiga, falta de concentração, diabetes ou até questões mais sérias envolvendo o dano nos nervos ou insuficiência renal.

O consumo de chá de anis estrelado ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e a mantê-lo sob controle, isso graças à presença de anetol.

Estudos tem demonstrado que o anetol é capaz de normalizar os níveis de açúcar no sangue e de regular as principais enzimas que fazem o metabolismo dos carboidratos.

Assista meu vídeo Meus cinco segredos para se livrar do vício em açúcar em apenas 10 dias.

07 – Facilitar a digestão e combater gases

Mais benefícios do anis estrelado é que ele possui ação contra o excesso de gases e também anti-inflamatória e, por isso, pode ser consumido após refeições muito pesadas e gordurosas, pois é capaz de facilitar a digestão e de evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino.

Além disso, de acordo com alguns estudos, quando o anis estrelado é consumido juntamente com a camomila, é possível combater a diarreia.

Como usar o Chá de anis estrelado

O chá de anis estrelado pode ser consumido ao longo do dia, de 2 á 3 xícaras por dia, ou após as refeições, caso o objetivo seja o de melhorar a digestão.

Não existem muitos estudos sobre possíveis efeitos colaterais, mas é importante não ingerir o chá em grandes quantidades e por longos períodos.

O chá está contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade a seus componentes e não deve ser ingerido por crianças ou mulheres grávidas em fase de amamentação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Referências

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect