Benefícios da Abóbora – Conheça os 6 principais

Os inúmeros benefícios da abóbora e suas propriedades

Talvez você não saiba inúmeros benefícios da abóbora.

É um dos alimentos mais ricos em vitamina A, contém antioxidantes, ácidos graxos e nutrientes como minerais e fibras, além de contribuir para a saúde da pele e dos olhos, com benefícios também se estendendo à regulação da pressão arterial e ao combate a certos tipos de câncer.

A abóbora geralmente provém das plantas Cucurbita pepo ou Cucurbita máxima. Trata-se de um membro da família de plantas Cucurbitaceae, que tem parentesco com vegetais e frutas como melancia, melão, abobrinha e pepino.

Características e benefícios da abóbora

Existem vários tipos de abóbora, moranga, brasileirinha, Tortei, do campo, japonesa (cabotiá), Paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies.

A abóbora, ao contrário do que popularmente se pensa, não é um legume mas uma fruta que pode ser consumida de várias maneiras: a poupa ou recheio, as sementes e até mesmo as folhas podem ser aproveitadas.

Ela é mais rica em carboidratos, mas as fibras ajudam a equilibrar esta proporção.

Pode ser consumida na forma de purês, na forma de pão de abóbora, sobremesas saudáveis, pudins, sopas, refogada, com um belo camarão na moranga e até usado em saladas.

Mas quais são os benefícios da abóbora e seu consumo?

Por que inclui-la em sua dieta? Vamos conferir, a seguir, uma lista dos 6 maiores benefícios da abóbora que você pode ter ao ingerir:

1 – Rica em vitamina A e antioxidantes

O betacaroteno, ou vitamina A, é o antioxidante responsável pela cor laranja que tanto a abóbora quanto a cenoura possuem.

Ele é encontrado também em frutas e vegetais, podendo ser um aliado interessante no combate ao câncer, incluindo o câncer de cólon e de próstata.

Outros benefícios da vitamina A incluem a proteção da visão, evitando a degeneração macular, a melhora da saúde cardíaca e neurológica, já que apresenta a capacidade de neutralizar o stress oxidativo proveniente dos radicais livres.

As dietas ricas em betacaroteno podem diminuir o risco de mortalidade por todas as causas e oferecer proteção contra o desenvolvimento de obesidade.

Assista meu vídeo sobre Próstata grande e tratamento com remédios naturais

2 – Fonte de vitaminas C e E

A vitamina C atua sobre o sistema imunológico, na saúde neurológica e na prevenção do câncer.

Além disso, protege as células contra os danos provocados pelos radicais livres e apoia a síntese de colágeno que forma a estrutura da pele e dos tecidos conjuntivos.

A vitamina E também apresenta um efeito antioxidante e seu consumo está relacionado a um menor risco em se desenvolver doenças cardíacas, doença de Alzheimer, problemas hormonais como a TPM, além de problemas de pele como acnes e rugas.

Assista meu vídeo Conheça a Verdade sobre a Vitamina E – Família dos tocotrienóis

3 – Pode ajudar na saúde do coração e na pressão arterial

Uma xícara de abóbora cozida tem cerca de 16% de potássio, um mineral que também pode ser encontrado na banana, abacate, batata doce, frutas e vegetais.

A ingestão de potássio é importante para equilibrar o consumo excessivo de sódio, ajudando a reduzir o risco de pressão alta, derrame e doenças cardíacas.

Infelizmente, os produtos industrializados, cada vez mais consumidos pelas pessoas, contém mais sódio que o normal e podem ser perigosos para o desenvolvimento de hipertensão.

Assista meu vídeo sobre MIOCARDITE – SINTOMAS – SUPLEMENTOS PARA O CORAÇÃO

4 – Fonte de fibras que ajudam no metabolismo e na saúde intestinal

O consumo das fibras presentes na abóbora pode ajudar a diminuir o risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica.

Além disso, evita a constipação e serve de alimento para as bactérias probióticas do seu intestino.

Outro benefício é a sensação de saciedade que temos ao comer as fibras, o que certamente contribui para diminuir a ingestão de mais calorias, melhorando o gerenciamento do peso.

Geralmente é uma opção de fibra mais aceitável para quem está com disbiose intestinal.

Assista meu vídeo os top alimentos/suplementos

5 – Fonte de Manganês e Cobre

O manganês tem propriedade anti-inflamatória e auxilia na saúde cognitiva, metabólica e das articulações, melhorando a densidade óssea e prevenindo as fraturas.

Já o cobre é importante para a formação da hemoglobina de nossas células vermelhas e para a formação de colágeno.

Além disso, ajuda também na síntese de enzimas, DNA e de várias proteínas envolvidas no processo metabólico, incluindo a função respiratória.

Assista meu vídeo Zinco e cobre – Como equilibrar?

6 – Os Nutrientes das Sementes

As sementes de abóbora são muito utilizadas na medicina popular para combater o câncer em órgãos como os rins, bexiga e próstata.

O óleo feito a partir das sementes de abóbora pode ajudar a combater danos na pele e feridas que demoram a cicatrizar, pois apresenta em sua composição fitoesteróis, tocoferóis e ácidos graxos.

Além de apresentar diversos minerais como potássio, manganês, ferro, zinco, magnésio, fósforo, possui antioxidantes, compostos fenólicos, vitaminas e ácidos graxos como o ácido oleico e o ácido alfa-linolênico.

MATERIAIS EXTRAS

O Essencial sobre digestão – Dietas Anti-inflamatórias parte 1

Reposição de enzimas e ácido clorídrico – Dietas Anti-inflamatórias parte 2

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Suplementos – Dicas de absorção, combinações e horários

Qual melhor horário para tomar suplementos? Dicas de absorção, combinações e horários Uma dúvida que sempre aflige as pessoas que começam a usar nutrientes é...

Deficiências Nutricionais – Conheça as 7 principais que causam fadiga

As principais deficiências nutricionais que causam fadiga Neste texto eu vou abordar as deficiências nutricionais que podem estar por trás da sua falta de energia,...

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão?

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão? O colágeno é um ótimo complemento a ser usado quando você está fazendo tratamento da tireoide,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect