Os inúmeros benefícios da abóbora e suas propriedades
Talvez você não saiba inúmeros benefícios da abóbora.
É um dos alimentos mais ricos em vitamina A, contém antioxidantes, ácidos graxos e nutrientes como minerais e fibras, além de contribuir para a saúde da pele e dos olhos, com benefícios também se estendendo à regulação da pressão arterial e ao combate a certos tipos de câncer.
A abóbora geralmente provém das plantas Cucurbita pepo ou Cucurbita máxima. Trata-se de um membro da família de plantas Cucurbitaceae, que tem parentesco com vegetais e frutas como melancia, melão, abobrinha e pepino.
Características e benefícios da abóbora
Existem vários tipos de abóbora, moranga, brasileirinha, Tortei, do campo, japonesa (cabotiá), Paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies.
A abóbora, ao contrário do que popularmente se pensa, não é um legume mas uma fruta que pode ser consumida de várias maneiras: a poupa ou recheio, as sementes e até mesmo as folhas podem ser aproveitadas.
Ela é mais rica em carboidratos, mas as fibras ajudam a equilibrar esta proporção.
Pode ser consumida na forma de purês, na forma de pão de abóbora, sobremesas saudáveis, pudins, sopas, refogada, com um belo camarão na moranga e até usado em saladas.
Mas quais são os benefícios da abóbora e seu consumo?
Por que inclui-la em sua dieta? Vamos conferir, a seguir, uma lista dos 6 maiores benefícios da abóbora que você pode ter ao ingerir:
1 – Rica em vitamina A e antioxidantes
O betacaroteno, ou vitamina A, é o antioxidante responsável pela cor laranja que tanto a abóbora quanto a cenoura possuem.
Ele é encontrado também em frutas e vegetais, podendo ser um aliado interessante no combate ao câncer, incluindo o câncer de cólon e de próstata.
Outros benefícios da vitamina A incluem a proteção da visão, evitando a degeneração macular, a melhora da saúde cardíaca e neurológica, já que apresenta a capacidade de neutralizar o stress oxidativo proveniente dos radicais livres.
As dietas ricas em betacaroteno podem diminuir o risco de mortalidade por todas as causas e oferecer proteção contra o desenvolvimento de obesidade.
Assista meu vídeo sobre Próstata grande e tratamento com remédios naturais
2 – Fonte de vitaminas C e E
A vitamina C atua sobre o sistema imunológico, na saúde neurológica e na prevenção do câncer.
Além disso, protege as células contra os danos provocados pelos radicais livres e apoia a síntese de colágeno que forma a estrutura da pele e dos tecidos conjuntivos.
A vitamina E também apresenta um efeito antioxidante e seu consumo está relacionado a um menor risco em se desenvolver doenças cardíacas, doença de Alzheimer, problemas hormonais como a TPM, além de problemas de pele como acnes e rugas.
Assista meu vídeo Conheça a Verdade sobre a Vitamina E – Família dos tocotrienóis
3 – Pode ajudar na saúde do coração e na pressão arterial
Uma xícara de abóbora cozida tem cerca de 16% de potássio, um mineral que também pode ser encontrado na banana, abacate, batata doce, frutas e vegetais.
A ingestão de potássio é importante para equilibrar o consumo excessivo de sódio, ajudando a reduzir o risco de pressão alta, derrame e doenças cardíacas.
Infelizmente, os produtos industrializados, cada vez mais consumidos pelas pessoas, contém mais sódio que o normal e podem ser perigosos para o desenvolvimento de hipertensão.
Assista meu vídeo sobre MIOCARDITE – SINTOMAS – SUPLEMENTOS PARA O CORAÇÃO
4 – Fonte de fibras que ajudam no metabolismo e na saúde intestinal
O consumo das fibras presentes na abóbora pode ajudar a diminuir o risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica.
Além disso, evita a constipação e serve de alimento para as bactérias probióticas do seu intestino.
Outro benefício é a sensação de saciedade que temos ao comer as fibras, o que certamente contribui para diminuir a ingestão de mais calorias, melhorando o gerenciamento do peso.
Geralmente é uma opção de fibra mais aceitável para quem está com disbiose intestinal.
Assista meu vídeo os top alimentos/suplementos
5 – Fonte de Manganês e Cobre
O manganês tem propriedade anti-inflamatória e auxilia na saúde cognitiva, metabólica e das articulações, melhorando a densidade óssea e prevenindo as fraturas.
Já o cobre é importante para a formação da hemoglobina de nossas células vermelhas e para a formação de colágeno.
Além disso, ajuda também na síntese de enzimas, DNA e de várias proteínas envolvidas no processo metabólico, incluindo a função respiratória.
Assista meu vídeo Zinco e cobre – Como equilibrar?
6 – Os Nutrientes das Sementes
As sementes de abóbora são muito utilizadas na medicina popular para combater o câncer em órgãos como os rins, bexiga e próstata.
O óleo feito a partir das sementes de abóbora pode ajudar a combater danos na pele e feridas que demoram a cicatrizar, pois apresenta em sua composição fitoesteróis, tocoferóis e ácidos graxos.
Além de apresentar diversos minerais como potássio, manganês, ferro, zinco, magnésio, fósforo, possui antioxidantes, compostos fenólicos, vitaminas e ácidos graxos como o ácido oleico e o ácido alfa-linolênico.