Aspirina pode ser perigosa se usada como preventivo para doenças cardiovasculares

Durante décadas, os médicos recomendaram a chamada aspirina em baixa dose para prevenir ataques cardíacos e derrames. Uma nova pesquisa mostra que esta prática está desatualizada e pode ter efeitos colaterais com risco de vida, incluindo hemorragias cerebrais fatais.
Um novo relatório, publicado na revista JAMA Neurology, liga aspirina em baixas doses a um risco maior de sangramento no crânio. Intitulada “Frequência de Hemorragia Intracraniana com Aspirina de Baixa Dose em Indivíduos sem Doença Cardiovascular Sintomática,  a alta gravidade e a revisão sistemática e metanálise de alta potência avaliaram 13 estudos anteriores envolvendo mais de 130.000 pessoas com idades entre 42 e 74 anos que não tinham história prévia de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, e que receberam um placebo ou uma dose baixa de aspirina (81 miligramas) para evitar as possíveis condições.
De acordo com os resultados do estudo, as pessoas que tomaram o placebo tiveram um risco de 0,46 por cento de hemorragias na cabeça durante os períodos de teste combinados. O grupo aspirina, por outro lado, teve um risco de 0,63%.
Entre as pessoas sem doença cardiovascular sintomática, o uso de baixa dose de aspirina foi associado a um aumento geral do risco de hemorragia intracraniana e aumento do risco de hemorragia intracerebral para aqueles de raça/etnia asiática ou pessoas com um baixo índice de massa corporal”.
O uso de aspirina foi associado a um risco relativo 37% maior dos eventos hemorrágicos que os pacientes tiveram no período do estudo, comparando com aqueles que tomaram placebo. 
Estamos aqui falando de pessoas saudáveis, sem histórico de problemas cardiovasculares. 
A maneira mais importante de prevenir a doença vascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação é ter um estilo de vida saudável ao longo da vida.
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect