Aspirina pode ser perigosa se usada como preventivo para doenças cardiovasculares

Durante décadas, os médicos recomendaram a chamada aspirina em baixa dose para prevenir ataques cardíacos e derrames. Uma nova pesquisa mostra que esta prática está desatualizada e pode ter efeitos colaterais com risco de vida, incluindo hemorragias cerebrais fatais.
Um novo relatório, publicado na revista JAMA Neurology, liga aspirina em baixas doses a um risco maior de sangramento no crânio. Intitulada “Frequência de Hemorragia Intracraniana com Aspirina de Baixa Dose em Indivíduos sem Doença Cardiovascular Sintomática,  a alta gravidade e a revisão sistemática e metanálise de alta potência avaliaram 13 estudos anteriores envolvendo mais de 130.000 pessoas com idades entre 42 e 74 anos que não tinham história prévia de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, e que receberam um placebo ou uma dose baixa de aspirina (81 miligramas) para evitar as possíveis condições.
De acordo com os resultados do estudo, as pessoas que tomaram o placebo tiveram um risco de 0,46 por cento de hemorragias na cabeça durante os períodos de teste combinados. O grupo aspirina, por outro lado, teve um risco de 0,63%.
Entre as pessoas sem doença cardiovascular sintomática, o uso de baixa dose de aspirina foi associado a um aumento geral do risco de hemorragia intracraniana e aumento do risco de hemorragia intracerebral para aqueles de raça/etnia asiática ou pessoas com um baixo índice de massa corporal”.
O uso de aspirina foi associado a um risco relativo 37% maior dos eventos hemorrágicos que os pacientes tiveram no período do estudo, comparando com aqueles que tomaram placebo. 
Estamos aqui falando de pessoas saudáveis, sem histórico de problemas cardiovasculares. 
A maneira mais importante de prevenir a doença vascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação é ter um estilo de vida saudável ao longo da vida.
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Suplementos – Dicas de absorção, combinações e horários

Qual melhor horário para tomar suplementos? Dicas de absorção, combinações e horários Uma dúvida que sempre aflige as pessoas que começam a usar nutrientes é...

Deficiências Nutricionais – Conheça as 7 principais que causam fadiga

As principais deficiências nutricionais que causam fadiga Neste texto eu vou abordar as deficiências nutricionais que podem estar por trás da sua falta de energia,...

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão?

Tratamento da Tireoide e colágeno: qual é a conexão? O colágeno é um ótimo complemento a ser usado quando você está fazendo tratamento da tireoide,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect