Água com limão – Conheça os 5 benefícios para a sua saúde

Água com limão – Conheça os 5 benefícios para a sua saúde

A ingestão de água com limão tem enormes benefícios para a saúde.

Um único limão tem cerca de 30 a 40 mg de vitamina C e estudos mostram que esta substância pode proteger a mulher contra possíveis problemas de gestação, contra doenças cardiovasculares, deficiências do sistema imunológico, stress oxidativo, rugas na pele e doenças oculares.

Talvez o efeito mais conhecido da vitamina C encontrada no limão seja sua capacidade de atuar como antioxidante no combate aos radicais livres.

Os 5 Benefícios do Limão para a saúde

1 – Água com Limão para detox e limpeza do corpo

A água com limão contém um composto chamado citrato que atua como um detoxificante natural.

O ácido cítrico aumenta a capacidade do seu corpo de inibir e liberar as toxinas indesejadas de modo natural.

Conforme publicação de pesquisadores holandeses no European Journal of Nutrition em 2002, a casca de limão pode ser eficaz na redução dos níveis de colesterol no sangue e no fígado.

Apesar de serem estudos realizados em animais, os resultados sugerem que o consumo de água contendo casca de limão pode ser benéfica para aqueles que têm gordura no fígado.

Já os pesquisadores indianos publicaram em 2005 na BMC Pharmacology que a hesperidina, um bioflavonóide cítrico encontrado nos limões, teria a capacidade de proteger o fígado de danos.

Após a administração de CCl4 (uma toxina hepática bem conhecida), os autores concluíram que a hesperidina possui um efeito protetor no fígado.

Assim, a água com limão, especialmente quando preparada com um pouco da casca, parece possuir uma boa capacidade de limpar o fígado das toxinas indesejadas, melhorando portanto sua função enzimática.

Assista meu vídeo sobre Limpeza do fígado em 6 passos Tudo natural!

2 – Água com Limão para Melhorar a Digestão

Os flavonoides cítricos são um excelente tônico digestivo que apresenta a propriedade de suprimir o apetite. Podem ainda acalmar uma dor no estômago ou um processo de indigestão.

Existem estudos afirmando que os flavonoides cítricos presentes no limão podem ajudar o ácido clorídrico estomacal na quebra dos alimentos.

A melhor forma de se fazer uso da água com limão é incluindo também as raspas do limão que podem auxiliar as boas bactérias intestinais.

Assista meu vídeo sobre Como limpar seu intestino grosso

3 – Água com Limão para a perda de peso

Apesar de ser um tema polêmico e ainda não totalmente confirmado pela ciência, sabe-se que a pectina e os polifenóis dos limões tem propriedades que ajudam na perda de peso e na supressão do apetite.

A pectina dá uma sensação de plenitude muito parecida com outras fibras alimentares solúveis, processo que pode evitar uma grande ingestão calórica.

Em uma pesquisa científica, essas duas substâncias aumentaram o metabolismo da gordura, aumentando o colesterol HDL e reduzindo o colesterol LDL, condições que ajudam a reduzir a inflamação.

Água com limão sozinha não faz milagres, é uma ajuda que deve ser complementada com todo um estilo de vida saudável para perder peso.

Assista meu vídeo Quer saber como perder peso com dicas fáceis e rápidas?

4 – Água com Limão para reduzir as rugas e melhorar a pele

Uma das principais causas de envelhecimento vem dos radicais livres que danificam vários tecidos no organismo, o que inclui também a pele.

A presença de antioxidantes no limão pode auxiliar no combate ao envelhecimento porque eles neutralizam o excesso de radicais livres.

Uma pesquisa mostrou que antioxidantes derivados de plantas e frutas podem reverter a quebra das fibras de colágeno da pele.

O colágeno dá à pele sua força, estrutura e volume enquanto protege a pele da absorção de toxinas.

Assista meu vídeo Os principais alimentos que destroem seu colágeno – Conheça as alternativas

5 – Benefícios dos óleos essenciais de limão

Um estudo relata que o óleo essencial de limão tem atividade antimicrobiana moderada contra bactérias ruins, leveduras e fungos como a candida albicans.

Quando você faz uso da casca do limão na água, você consegue observar a disseminação dos óleos essenciais pela água.

Os efeitos antimicrobianos são obtidos tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico. Outro estudo analisou que o óleo de limão ajuda a diminuir os vômitos e as náuseas de mulheres grávidas.

Uma pesquisa ainda analisou como o geraniol, um fitonutriente encontrado no óleo do limão, ajuda a reverter a neuropatia diabética.

Beber água com limão é uma dessas pequenas coisas que podemos fazer regularmente que podem trazer benefícios a longo prazo.

Mas algumas pessoas podem ter desconfortos estomacais e se isso acontecer devem interromper o consumo da água com limão.

MATERIAIS EXTRAS

A polêmica da água com limão | curas naturais

 

PODEROSOS benefícios da ÁGUA DE GENGIBRE e como preparar!

O REMÉDIO MAIS BARATO DO MUNDO – CONTRA A INFLAMAÇÃO CRÔNICA

Referências

  1. https://www.greenmedinfo.com/blog/real-benefits-lemon-water-according-science1
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect