- As vitaminas do complexo B são importantes porque ajudam na função cognitiva, no sistema nervoso e na saúde do cérebro, bem como na formação de glóbulos vermelhos.
- A tiamina (B1) é uma vitamina solúvel em água que é comumente encontrada em muitos alimentos derivados de plantas e animais. A tiamina é armazenada principalmente no fígado, mas o armazenamento dura apenas no máximo 18 dias e é por isso que você precisa consumir alimentos com tiamina regularmente.
- A absorção da tiamina ocorre no duodeno, uma parte do sistema digestivo, por um processo ativo que se converte em sua forma ativa chamada pirofosfato de tiamina. Quando você precisa suplementar: Se você não obtêm tiamina suficiente da sua dieta, se seu corpo elimina muito ou se você não metaboliza ou absorve corretamente.
- A tiamina suporta tarefas importantes, como o fluxo de eletrólitos para dentro e para fora das células nervosas e musculares, além de metabolizar os carboidratos e lipídios encontrados nos alimentos, ajuda na liberação de ácido clorídrico, o que é fundamental para uma digestão completa. Essencialmente, ajuda a converter os alimentos ingeridos em energia com especial atenção no cérebro e sistema nervoso.
- A deficiência severa de tiamina também é conhecida como beribéri e os sintomas podem incluir insuficiência cardíaca, fraqueza muscular, delírio ou confusão e sensação de queimação nas mãos e nos pés.
- Outros sintomas ainda podem ser experimentados, mesmo que a deficiência de vitamina B1 não seja tão grave.
- Fadiga crônica
- Problemas intestinais
- Desgaste muscular e fraqueza
- Degeneração neurológica, incluindo diminuição da memória ou confusão
- Perda de peso
- Pouco apetite
- Danos nos nervos e inflamação (neurite)
- Alterações de humor, como irritabilidade, apatia ou depressão
- Sintomas cardiovasculares
Os alimentos são suas melhores opções para a tiamina, mas a suplementação pode ser benéfica para muitos, especialmente em alguma doença específica.
#tiamina #complexob #vitaminas #clinicahri #alimentaçaosaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #ortomolecular #youtube