7 vitaminas mais importantes para hipotireoidismo

7 vitaminas para hipotireoidismo – Salve sua Tireoide hoje!

Olá! Eu sei o quanto é difícil lutar contra fadiga, ganho de peso, cabelos quebradiços, sensação de frio e até depressão, causados pelo hipotireoidismo.

Por isso preparei uma lista de 7 vitaminas para hipotireoidismo que podem aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida!

Vem comigo e recupere sua tireoide com esses nutrientes poderosos!

Pessoal, rapidamente, o que é hipotireoidismo?

É quando a tireoide, que é aquela glândula em forma de borboleta no pescoço, não consegue produzir bem os hormônios tireoidianos para atender às necessidades do corpo.

Necessidades importantes como controlar o metabolismo e a temperatura corpora entre outras funções. Isso faz seu corpo trabalhar mais devagar.

Os sintomas do hipotireoidismo podem incluir fadiga, ganho de peso, sensação de frio, pele seca, cabelos quebradiços, prisão de ventre, depressão, falta de concentração, e muitos outros.

Tem várias causas possíveis para esse problema como radioterapia no pescoço ou falta do mineral iodo. Mas 90% dos casos são por causa de uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto, uma constatação que é cada vez mais frequente no meu consultório.

Quais são as causas mais comuns do Hashimoto?

Doença autoimune é quando seu sistema imunológico ataca suas próprias células, achando que são inimigas.

No caso do Hashimoto, seu corpo ataca a tireoide e pode causar nódulos ou até mesmo evoluir para a destruição da glândula.

A pergunta que devemos fazer é a seguinte: será mesmo que o organismo se enganaria a ponto de atacar suas próprias células ou será que existe algum gatilho provocando isso?

Existem vários, pessoal.

Não digestão de proteínas

Um dos mais conhecidos é a não digestão de proteínas como a do glúten, que podem cair na circulação sanguínea por causa da permeabilidade intestinal que é quando a parede do intestino fica com buracos e isso pode confundir os soldados do nosso sistema imunológico.

Mimetismo molecular

Existem também o mimetismo molecular que é um fenômeno em que a estrutura de uma molécula estranha se assemelha a uma molécula do próprio corpo.

No caso da tireoide, algumas proteínas externas, como o glúten, podem ter estruturas semelhantes às das proteínas da tireoide.

Quando os soldados do nosso sistema imunológico atacam essas proteínas invasoras, pode acabar confundindo e atacando também as células da tireoide.

Vírus Epstein-Barr

Também acredita-se que o vírus Epstein-Barr (EBV) possa estar envolvido no desenvolvimento da doença de Hashimoto, já que é um vírus comum que é transmitido através da saliva e é conhecido por causar a mononucleose infecciosa.

Algumas evidências sugerem que o Epstein-Barr pode desencadear uma resposta autoimune no corpo.

O fígado não consegue filtrar as toxinas

Outra possível causa ocorre quando seu fígado não consegue filtrar as toxinas no seu corpo e isso pode atacar a tireoide, causando inflamação na glândula e hipotireoidismo.

Pessoal, infelizmente é comum que os portadores desta doença tenham várias sensibilidades alimentares, dificuldade em eliminar toxinas, infecções crônicas, permeabilidade intestinal e deficiência nutricional.

Deficiência de vitaminas

Então é fato que as pessoas que têm hipotireoidismo de Hashimoto geralmente possuem deficiência de vitaminas e de micronutrientes.

Isso ocorre porque a falta de hormônios tireoidianos dificulta a extração de nutrientes dos alimentos, explicando em parte essa deficiência.

Também, porque a maioria das pessoas com Hahsimoto possuem um intestino problemático ou mesmo problemas digestivos que dificultam a absorção correta de nutrientes importantes.

Mas, também não podemos deixar de lembrar que as práticas agrícolas modernas empobreceram bastante os solos, provocando escassez de diversos micronutrientes essenciais para a saúde.

Pensando na qualidade de vida e melhora dos sintomas, é importante saber quais nutrientes são mais deficientes nas pessoas que possuem problemas na tireoide, para então fazer uma reposição nutricional adequada.

As 7 vitaminas para hipotireoidismo mais importantes

Por isso preparei uma lista dos 7 nutrientes mais importantes para quem tem hipotireoidismo. Vamos lá!

1 – Vitamina D

O primeiro nutriente que preciso falar é a famosa Vitamina D. Não só quem tem hipotireoidismo, mas as pessoas em geral sofre com a deficiência dessa vitamina.

A culpa é do nosso estilo de vida atual, que nos deixa enclausurados em casa ou trabalhando em escritórios fechados, sem curtir um solzinho como antigamente.

A Vitamina D ajuda a equilibrar os hormônios, modular o sistema imunológico, dar aquela força na saúde do fígado e diminuir a inflamação na tireoide.

Assista meu vídeo 12 SINAIS PERIGOSOS DE QUE VOCÊ TEM A VITAMINA D BAIXA

2 – Ferro

Aqui vai o segundo nutriente: o Ferro. Fique de olho na falta e também no excesso dele!

O ferro é armazenado no corpo como ferritina, uma proteína que costuma estar em baixos níveis em pessoas portadoras de hipotireoidismo, especialmente nas mulheres.

Essa carência pode causar depressão, cansaço, falta de ar e queda de cabelo.

Além disso, tem alguns grupos com maior risco de deficiência de ferro, como quem sofre com inflamação intestinal, SIBO que é o supercrescimento bacteriano no intestino delgado, H. pylori ou até mesmo baixo nível de ácido no estômago.

E claro, os vegetarianos e veganos também precisam ficar ligados, já que não comem carne, principal fonte de ferro.

Mas cuidado com o excesso de ferro, que pode aumentar a inflamação e piorar o hipotireoidismo de Hashimoto.

O nível ideal de ferritina para manter a tireoide funcionando direitinho é entre 70-120ng/mL para as mulheres e 70-150ng/mL para os homens.

Assista meu vídeo A importância de checar os níveis de ferro no organismo. Entenda a ferritina

3 – Zinco

O terceiro nutriente é Zinco. Sabe, alguns minerais são essenciais para auxiliar as enzimas nas milhares de reações químicas em nosso organismo.

Um destes minerais é o zinco, que ajuda na produção dos hormônios tireoidianos, auxiliando na conversão de T4 em T3.

Tomar um suplemento de zinco pode melhorar a queda de cabelo, a saúde da pele, dos olhos e das unhas, já que o zinco dá aquela força na divisão celular.

O zinco também é super importante para a formação do TSH, outro hormônio que tem a ver com a produção de T4 e T3.

Como o TSH costuma ficar alto em quem tem hipotireoidismo, isso acaba diminuindo o zinco no organismo.

Assista meu vídeo Zinco e cobre – Como equilibrar?

4 – Vitamina B12

A vitamina B12 é um nutriente essencial que merece destaque nesta lista, pois desempenha um papel crucial na produção de energia do corpo.

Se você tem Hashimoto, frequentemente vai apresentar deficiência dessa vitamina, o que pode levar a sintomas como fadiga, depressão, formigamento nas extremidades, problemas neurológicos, convulsões, anemia e danos nos nervos.

Essa deficiência é mais comum em vegetarianos e pessoas com inflamação intestinal, como SIBO, que já mencionei ao abordar o tema do ferro.

A suplementação é recomendada, optando preferencialmente pela metilcobalamina na forma sublingual.

É fundamental realizar exames e consultar um profissional de saúde de confiança para determinar a dosagem adequada antes de começar qualquer tratamento.

Vale lembrar que essa orientação se aplica a todas as sugestões de vitaminas e minerais mencionadas neste artigo. 

5 – Vitamina B1

Quase ninguém fala da tiamina ou vitamina B1 que é um nutriente essencial que ajuda na conversão de carboidratos em energia, melhorando a acidez estomacal e a digestão de proteínas e gorduras.

Outra vez pessoal, muitos portadores de Hashimoto têm esta deficiência e isso potencializa os sintomas da fadiga. Portanto, fique atento a isso!

A ingestão da tiamina consegue amenizar ou até mesmo reverter a fadiga em poucos dias, devolvendo um pouco a qualidade de vida.

Existem relatos de pessoas que conseguiram reverter totalmente a fadiga de 3 a 5 dias somente tomando este suplemento.

Existe suplemento de B1 na forma de cloridrato de tiamina, que é mais comum de ser encontrado, mas que tem o problema de ser menos absorvido pelo corpo.

A melhor forma de tiamina é a benfotiamina que tem maior poder de absorção pelo organismo.

Assista meu vídeo Qual é o papel da tiamina (B1) na fadiga das doenças autoimunes?

6 – Magnésio

O magnésio não poderia faltar nesta lista, não é? Ele é um dos nutrientes mais importantes porque as pessoas em geral costumam ter esta deficiência.

No caso dos portadores de hipotireoidismo, essa deficiência pode ser mais comum ainda!

O magnésio é considerado um mineral milagroso porque participa de mais de 300 reações bioquímicas no corpo, suportando o sistema imunológico, regulando o ritmo cardíaco, os níveis de glicose no sangue, o sistema muscular, a função neurológica e a produção de energia.

Sem o magnésio, a pessoa pode ter dores de cabeça, ansiedade, cólicas menstruais, dores nas articulações, insônia e muitos outros sintomas.

7 – Selênio 

Sem dúvida, o selênio é o nutriente mais importante desta lista. Ele é tipo, o melhor amigo da sua tireoide, sabe?

Muita gente não consome o suficiente desse mineral na alimentação. E por que ele é tão top?

Porque ele tem um papel decisivo na conversão do hormônio T4 em T3, que é o hormônio ativo.

Além disso, a ingestão de selênio é capaz de reduzir os anticorpos da tireoide que estão atacando a própria glândula.

Mas não para por aí! O selênio também dá uma força para a saúde do fígado, equilibrando os hormônios, principalmente no que diz respeito ao excesso de estrogênio, e isso faz com que ele produza mais antioxidantes como a glutationa, que certamente ajudará o corpo a se livrar dos radicais livres e como consequência vai desinflamar a sua tireoide.

E o Iodo?

Você deve estar se perguntando, e o Iodo? Ele é super importante pra transformar T4 em T3, mas é meio complicado, pessoal.

Muita gente com hipotireoidismo tem falta de iodo e pode precisar de suplementação. Só que em alguns casos, como no Hashimoto, Iodo demais pode ser ruim e deixar a tireoide mais inflamada ainda, principalmente na falta do selênio.

O ideal é tentar obter o Iodo a partir da alimentação, comendo peixes, frutos do mar e algas marinhas.

Claro, dependendo da avaliação do seu profissional de saúde, o uso de suplemento de Iodo pode ser indicado.

Vídeos relacionados com as 7 vitaminas para hipotireoidismo

Continue comigo e assista a estes dois vídeos relacionados que são sensacionais, sobre como testar a saúde da sua tireoide em casa e sobre 12 sinais de vitamina D baixa.

É muito importante você aprender sobre isso, porque pode salvar a sua vida e a de algum ente querido. Você é fera, um grande abraço e um beijo no coração.

Referências

  1. https://thyroidpharmacist.com/articles/most-common-nutrient-deficiencies-hashimotos/
  2. https://youtu.be/D1bvqBTyj3I
  3. https://artigos.alainuro.com/artigos/ferritina-e-hipotireoidismo/
Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Como usar a Glutamina sem Riscos

Como usar a Glutamina sem Riscos Hoje vou conversar com vocês sobre como usar a Glutamina sem riscos. A Glutamina, que é um dos 20...

Guia Completo para Ganhar Massa Muscular após os 50 Anos

Guia Completo para Ganhar Massa Muscular após os 50 Anos Descubra o segredo para ganhar massa muscular após os 50 anos! Com a idade, enfrentamos...

6 suplementos essenciais para idosos

6 suplementos essenciais para idosos À medida que envelhecemos, o corpo passa por uma série de mudanças que podem afetar negativamente a absorção de nutrientes...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...